Últimos Posts

sexta-feira, 19 de maio de 2017

19/05 - São Crispim de Viterbo

19 de Maio de 2017
 São Crispim de Viterbo

clip_image001

“Frei que viveu com simplicidade e alegria”

Pedro nasceu no dia 13 de novembro de 1668, em Viterbo, Itália. Ficou órfão de pai quando ainda era criança, e sua mãe casou novamente com o irmão de seu pai, o tio Francisco, que assumiu a paternidade de Pedro.

Com seu tio aprendeu a profissão de sapateiro, mas sua vocação era a vida religiosa e, aos 25 anos de idade, ordenou-se sacerdote vestindo o hábito capuchinho e adotando o nome de frei Crispim de Viterbo.

Passou por vários mosteiros, até ficar em definitivo em Orvietto. Era um frei muito humilde, trabalhou em várias funções, como a de cozinheiro, enfermeiro e encarregado da horta. Tinha o hábito de fazer jejuns, penitências e caridade, sempre com alegria, o que contagiava a todos ao seu redor.

Sua longa vida foi conduzida para o caminho do otimismo, alegria e amor a Deus e a Nossa Senhora, louvados e cantados de dia e de noite, em todas as circunstâncias, sempre. Era um homem repleto do Espírito Santo. Deixou vários poemas e orações que se perpetuaram entre os devotos.

Faleceu aos oitenta e dois anos de idade, no dia 19 de maio de 1750. Os milagres por sua intercessão foram muitos e a devoção popular se propagou por todo o mundo católico. Foi beatificado em 1806 pelo papa Pio VII, e canonizado pelo papa João Paulo II, em 1982.






Nenhum comentário:

Postar um comentário