Últimos Posts

domingo, 21 de maio de 2017

21/05 - Dia da Língua Nacional

21 de Maio de 2017
Dia da Língua Nacional

clip_image002

Este dia é dedicado à língua nacional. Língua nacional é aquela que se fala numa nação. Então, pode lhe parecer o caso de se perguntar: uma coisa tão banal como a língua que falamos, que utilizamos a todo instante, até em nossos pensamentos, merece mesmo uma homenagem? 

Para responder esta pergunta é preciso ter em mente que uma língua não é, de jeito nenhum, algo tão banal quanto parece ser. A língua é um sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases, com as quais, os indivíduos de uma comunidade usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito.

Neste sentido, a língua é abstrata como todos os conceitos. Ela só se torna concreta quando é usada por alguém no processo de comunicação. Isso ocorre toda vez que alguém fala ou escreve, de modo que o exemplo mais concreto que se pode oferecer agora é precisamente o texto que você está lendo. Ele foi escrito por alguém e para alguém com a finalidade de comunicar alguma coisa. Portanto, nossa língua merece ser homenageada neste dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário