Últimos Posts

domingo, 21 de maio de 2017

21/05 - Santo Eugênio de Mazemod

21 de Maio de 2017

Santo Eugênio de Mazemod

clip_image001

“Fundador da Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada”

Carlos José Eugênio de Mazemod nasceu no dia 1º de agosto de 1782, em Aix-en-Provance, França.  Sua família era nobre e rica, mas Carlos só teve uma infância tranquila até os oito anos de idade quando, por causa da Revolução Francesa, sua família teve que fugir para a Itália, deixando para trás todos os bens.

Passaram a viver de cidade em cidade, até a separação do casal. Sua mãe o deixou com seu pai, na Itália, e voltou à França, para tentar reaver os bens confiscados.

Sua vida foi bastante conturbada, até conhecer o padre Bartolo Zinelli, quando morou em Veneza entre 1794 e 1797. Este padre ajudou Eugênio a discernir sua vocação religiosa. Decidido a se tornar sacerdote, retornou para a França aos vinte anos e entrou no Seminário. Após três anos foi ordenado sacerdote.

Como padre, retornou à sua cidade natal e dedicou seu apostolado à pregação. Levou a Palavra de Cristo aos camponeses pobres, aos prisioneiros e aos doentes abandonados, num momento difícil para o país. 

Outros padres se juntaram a ele nessa missão, por isso decidiu, em 1816, fundar a Sociedade dos Missionários da Provença, que depois mudou o nome para Oblatos de Maria Imaculada, recebendo todas as aprovações da Igreja. 

Foi eleito vigário-geral da diocese de Marselha e, mais tarde, nomeado bispo, cargo que exerceu durante trinta e sete anos. Era um bispo muito amado pelos pobres.


Eugênio faleceu no dia 21 de maio de 1861, em sua querida Marselha. Foi canonizado em 1995, pelo Papa João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário