Últimos Posts

segunda-feira, 22 de maio de 2017

22/05 - Dia do Apicultor, do Abraço e da Biodiversidade!

22 de Maio de 2017

Dia do Apicultor, do Abraço e da Biodiversidade!


Apicultor

clip_image002

O apicultor é quem cria abelhas melíferas (produtoras de mel). Essa prática remonta ao ano de 2.400 a.C. no antigo Egito. 

A importância do mel para a humanidade é indiscutível, pois é o adoçante mais 
antigo do qual se tem notícia.

Com o sistema de caixilhos removíveis, feitos de madeira e onde as abelhas constroem os favos, o apicultor pode acompanhar o trabalho das abelhas e protegê-las contra doenças ou inimigos.

Existem outros acessórios que facilitam o trabalho dos apicultores, como véu de proteção para o rosto, luvas de couro, fumegador (instrumento utilizado para fazer fumaça) para acalmar as abelhas. 

O mel é produzido a partir das flores existentes ao redor da colmeia. Na colmeia, o néctar trazido pelas abelhas campeiras vai ser transformado em mel, com um sabor e características especiais de acordo com as flores visitadas.

A apicultura tem alguns objetivos principais: produção de mel, de geleia real, de cera, de rainhas novas para as colmeias, de própolis.


Abraço

O dia 22 de maio também é conhecido, entre outras datas, como o Dia do Abraço. Tudo começou na Austria quando um sujeito com o nome de Juan Mann quis pôr em prática a máxima que diz: “Às vezes, um abraço é tudo que precisamos”.

Ele saiu pelas ruas de Sydney, com uma placa escrita “Free Hugs” ou “Abraços Gratuitos” e oferecia abraços de graça para as pessoas que passavam por ele.

Certo dia, Man ofereceu um abraço para Shimon Moore, que é o líder da banda Sick Puppies, e tornaram-se bons amigos desde então.

Moore decidiu gravar Juan Mann fazendo sua campanha “Free Hugs”. A ação começou a atingir proporções maiores, e o Conselho da cidade tentou bani-la. Mann e seus amigos trataram fazer uma petição com mais de 10 mil nomes para apoiar a campanha do abraço de graça.

Quando a avó de Mann faleceu, Moore decidiu mixar o vídeo que ele tinha feito para a campanha com a música All the Same, que ele tinha gravado para sua banda.

Países como o Brasil e Espanha fizeram a sua versão do “Free Hugs” e hoje conhecemos o dia 22 de Maio, como o Dia do Abraço.


Biodiversidade

Biodiversidade ou diversidade biológica é o termo usado para indicar e quantificar a variedade de vida vegetal e animal no nosso planeta.

A variedade de genes, espécies e ecossistemas que conhecemos atualmente é fruto de bilhões de anos de contínua evolução, influenciada por processos naturais e, cada vez mais, pelas ações do homem, considerado principal ameaça direta e indireta à biodiversidade. Por isso, temos uma responsabilidade fundamental de garantir a harmonia dos ecossistemas, através de atitudes responsáveis e ecologicamente conscientes. A biodiversidade é dividida em três principais níveis: genes, espécies e ecossistemas.

Um dos principais problemas críticos do século XXI é a extinção de espécies animais. O ritmo de desaparecimento é em crescimento (50/100 vezes superior ao nível considerado natural). Cerca de 34.000 espécies de plantas e 5.200 espécies de animais estão enfrentando o processo de extinção. A principal espécie animal em desaparecimento é a dos pássaros. Com certeza, estamos apagando o banco de dados da natureza a uma velocidade dramática.

O Brasil é considerado o país de maior diversidade biológica do planeta. Eis algumas razões que comprometem a sua biodiversidade: caça predatória - que é ilegal -; biopirataria (saída ilegal de material genético ou subprodutos de plantas e animais para pesquisas sobre novos medicamentos e cosméticos no exterior, sem o pagamento de patentes); destruição dos ecossistemas para loteamento; poluição de rios; queimadas e a derrubada das florestas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário