Últimos Posts

quinta-feira, 25 de maio de 2017

25/05 - Dia da África e da Indústria

25 de Maio de 2017

Dia da África e da Indústria

África

clip_image001

Neste dia 25 de maio o continente africano celebra seus 50 anos de independência. As comemorações acontecerão também no Brasil, onde grande parte da formação e construção de identidade se deu com a união e colaboração africana.

A data é celebrada pelos negros do Brasil e do mundo, pelo progresso, dificuldades e obras realizadas no continente. O dia da África é uma manifestação de milhões de africanos com o objetivo de organizar os desafios da construção do futuro de uma África solidária, democrática e real.

A cultura brasileira é também resultado da grande influência exercida pela cultura do continente africano. O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África. A região nordeste é a mais influenciada, com manifestações, rituais e costumes africanos devido à quantidade de escravos recebidos que migravam para a região.

Os costumes e manifestações culturais africanos começaram a ser aceitos e celebrados a partir do século XX, como expressões artísticas verdadeiramente nacionais, e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros.


Indústria

O Dia da Indústria é comemorado no dia 25 de maio em memória a Roberto Simonsen. Ele foi o patrono da indústria nacional, e faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras.

As indústrias começaram a surgir com a revolução industrial, que se deu a partir do invento da máquina a vapor, e permitiu a mecanização dos meios de produção.

Com isto, a quantidade e velocidade de produção cresceu muito, e assim, a produção que antes era artesanal, personalizada e em baixa quantidade, passou a ser padronizada e produzida em grandes quantidades. Isto permitiu a comercialização de produtos não só na cidade onde era produzido, mas para outras cidades, países e até para outros continentes.

Atualmente existe uma quantidade enorme de indústrias. Elas são divididas em categorias e as principais são as indústrias de bens de produção ou de base - são indústrias que transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para outras indústrias, como por exemplo, as indústrias siderúrgicas que transformam o minério de ferro em aço, e que por sua vez é utilizado em diversas indústrias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário