Últimos Posts

sábado, 27 de maio de 2017

27/05 - Santo Agostinho da Cantuária

27 de Maio de 2017

Santo Agostinho da Cantuária

clip_image002

“ Bispo que se destacou na evangelização na Europa”

São poucos os dados que temos do inicio da vida de Agostinho. Ele nasceu em Roma, e era um monge beneditino do mosteiro de Santo André. Na época, quem governava a Igreja era o papa Gregório Magno, que no ano de 597, enviou quarenta monges beneditinos sob a direção de Agostinho, para as ilhas britânicas.

Quando desembarcaram na Europa, foram bem recebidos pelo rei de Kent, Etelberto, que tinha se casado com uma princesa católica Berta, o que ajudou os monges serem bem recebidos.

Agostinho, com a ajuda de um intérprete, colocou ao rei as verdades cristãs e pediu permissão para pregá-las em seus domínios. Impressionado com a coragem e a sinceridade do religioso, o rei deu a permissão imediatamente. 

No Natal de 597, mais de dez mil pessoas já tinham recebido o batismo. Entre elas, toda a nobreza da corte, precedida pelo próprio rei Etelberto. Com esse resultado surpreendente, Agostinho foi nomeado arcebispo da Cantuária, primeira diocese fundada por ele. 

O papa Gregório Magno, enviou mais missionários à Inglaterra. E Agostinho continuou seu trabalho de evangelização, fundando as dioceses de Londres e de Rochester.


Agostinho faleceu no dia 25 de maio de 604, sendo sepultado na igreja da Cantuária, que hoje recebe o seu nome e ainda guarda suas relíquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário