Últimos Posts

sábado, 27 de maio de 2017

27/05 - Jo 16,23b-28

27 de Maio de 2017


evandia

João 16,23b-28

            “Em verdade, em verdade, vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará. Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Eu vos falei estas coisas por meio de figuras. Vem a hora em que não mais vos falarei em figuras, mas vos falarei claramente do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome. E não digo que eu rogarei ao Pai por vós. Pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que saí de junto de Deus. Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai”.

            Entendendo


“EM VERDADE VOS DIGO: SE PEDIRDES
AO PAI ALGUMA COISA EM MEU NOME, ELE VOS DARÁ”

A mensagem de Jesus aos discípulos e a todos que, ao longo dos séculos viriam segui-Lo, transmite segurança e a certeza de que temos um Pai que age no Filho para ser presente em nossa caminhada histórica. Ele se oferece a nós para fazer parte da nossa caminhada humana, com a finalidade de nos tornar divinos.

“Eu vos falei estas coisas por meio de figuras. Vem a hora em que não mais vos falarei em figuras, mas vos falarei claramente do Pai”. Com esta afirmação Jesus anuncia a mudança qualitativa que traz a ressurreição e, com ela, as palavras ganham maior sentido, compreensão e revelam o Pai.

No tempo de sua vida terrestre, para muitos, suas palavras eram enigmáticas. As figuras de linguagem e as parábolas nem sempre eram entendidas. Com a ressurreição, a sua comunicação ganha luz e transparência, tornando-a compreendida por todos.




Atualizando


“PEDI A DEUS VÁRIAS VEZES, PARA
GANHAR NA MEGA-SENA E NÃO FUI ATENDIDO!”

... “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”. Com esta afirmação Jesus apresenta um Deus “antenado” em nossa caminhada e pronto a nos ajudar. No entanto, devemos ter muito cuidado com o que pedimos. Afinal, não é qualquer desejo que Ele irá atender.

            Muitos pedem a Deus o que não deveriam. Um deles me disse ter orado para ganhar na Mega Sena e, de preferência, sozinho; outros direcionam preces para que seus times de futebol ganhem os adversários, e por aí vai.

O primeiro pedido mostra egoísmo e ambição de acumular fortunas e querer ficar rico num “toque de mágica”, sem qualquer esforço. Deus se apresenta como um Deus trabalhador que, lutando, passo a passo, vai dignificando seus filhos. Eles se esforçam para alcançar seus ideais e, por ver tal esforço, Ele abençoa. 

O segundo é um pedido para que Deus tome partido por um grupo e sacrifique outro. Para alcançar a vitória é preciso esforço, suor, dedicação e tudo isso depende da pessoa e não, apenas, da ajuda de Deus.

O Pai, ao nos criar dotados de inteligência e sabedoria habilitou-nos a ser capazes de conquistar a vida, e não devemos usá-Lo para tirar a nossa responsabilidade pedindo que Ele faça aquilo que nós devemos fazer.


Vamos continuar pedindo a Deus, mas, com responsabilidade, na luta pelo crescimento de nossa vida pessoal, profissional, familiar, comunitária e social... Sempre tomando a iniciativa, fazendo a nossa parte e lembrando o que dizemos ao rezar o Pai-nosso: “Seja feita a vossa vontade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário