Últimos Posts

domingo, 28 de maio de 2017

28/05 - Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

28 de Maio de 2017

Dia Nacional de Luta pela Redução
da Mortalidade Materna


Infelizmente ainda é grande o número de mulheres que morrem por problemas ocorridos na gravidez, no parto, ou no pós-parto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) esclarece que a morte materna é decorrente de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto.

As causas são basicamente decorrentes das doenças hipertensivas da gravidez, hemorragias, infecções puerperais e aborto. Muitas vezes ocorrido pelo fato da má qualidade de vida dos contextos familiares, a violência doméstica, o analfabetismo e a baixa renda.

Cerca de 90% das mortes maternas poderiam ser evitadas, caso houvesse atendimento adequado no pré-natal, no parto e no pós-parto.

Preocupados com a saúde materna, o Ministério da Saúde destaca a importância da estratégia Rede Cegonha, uma rede de cuidados materno-infantil, que prevê medidas de fortalecimento da rede de assistência e a progressiva redução da mortalidade materna. Disponibilizando maior acesso aos cuidados hospitalares, e o acompanhamento das mulheres antes, durante e após o parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguir por E-mail