Últimos Posts

terça-feira, 30 de maio de 2017

30/05 - Jo 17,1-11a

30 de Maio de 2017


evandia

João 17,1-11a

Assim Jesus falou, e elevando os olhos ao céu, disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho, para que teu filho te glorifique, assim como deste a ele poder sobre todos, a fim de que dê vida eterna a todos os que lhe deste. (Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste.) Eu te glorifiquei na terra, realizando a obra que me deste para fazer. E agora Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha, junto de ti, antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que, do mundo, me deste. Eles eram teus e tu os deste a mim; e eles guardaram a tua palavra. Agora, eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as acolheram; e reconheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti e creram que tu me enviaste. Eu rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Eu já não estou no mundo; mas eles estão no mundo, enquanto eu vou para junto de ti.




            Entendendo


JESUS SE DIRIJE AO PAI E PEDE POR
AQUELES QUE ESTIVERAM COM ELE NA MISSÃO

Todo capítulo 17 do evangelho de João é a oração de despedida de Jesus. Ele sentiu que estava chegando a hora de seu retorno à Casa do Pai e faz dois pedidos a Deus.

1o Pedido: Que o Pai o glorifique, pois é chegada a sua hora de partir para junto dEle. Aqui tudo direciona para o tema da “Glória”. Ou seja, o processo deveria acontecer sem queimar etapas, até chegar à plenitude. Viria a paixão e morte para, em seguida, ser glorificado junto ao seu Pai. Era difícil encarar esta realidade, chegando ao ponto Dele, em sua natureza humana, pedir a Deus que afastasse o cálice, que representava o sofrimento, mas, reagiu em seguida e assumiu a sua realidade divina.

            2o Pedido: Que o Pai tome conta dos seus amigos, que irão permanecer no mundo para disseminar a Boa-Nova. Esses amigos foram aqueles que levaram adiante o seu projeto. Muitas foram as dificuldades, sobretudo nas perseguições que culminaram com o derramamento de sangue (martírio), mas prevaleceu a defesa da oração de hoje, e o Pai enviou sobre eles o Espírito Santo.
        
Nesta oração podemos perceber a intimidade que Jesus tem com o Pai. Quando Ele ora em voz alta, diante dos discípulos, certamente queria que os discípulos aprendessem, também, a ter essa intimidade com o Deus e repassem à sua Igreja.




Atualizando


QUAL A MELHOR MANEIRA DE FALAR COM DEUS?

Cada pessoa tem o seu jeito próprio de se relacionar com Deus. O mais importante é não quebrar a relação. E que seja diária. Não é o caso de estar com o terço ou a Bíblia na mão o dia inteiro e outras posturas piedosas, não me refiro a esse jeito, embora estas fórmulas tenham um grandioso valor. Falo de maneiras diferentes de estarmos, durante o dia, ligados ao Pai.

Podemos até nos perguntarmos? Qual é o jeito certo de falar com Deus? Será que é através de palavras bonitas e polissilábicas? Será que deve ser apenas em horários pré-determinados: ao acordar, antes das refeições, antes de dormir?

Será que Deus não nos conhece o suficiente para saber o nosso vocabulário? As nossas gírias, o nosso sotaque regional, o nosso jeito de ser? Então pra que complicar na hora de conversar com Ele? Claro que devemos ter todo respeito, afinal, devemos “amar a Deus sobre todas as coisas” e “não usar seu santo nome em vão”.

E quanto ao momento certo para fazer as orações? Que tal o dia inteiro? Que tal transformar todos os momentos do dia em uma oração?

Ora, Deus está o tempo inteiro se comunicando conosco, através de inúmeros sinais que Ele espalha no nosso dia e que, muitas vezes, nem percebemos o seu “toque sutil”! Por que não agradecer, pedir, conversar intimamente com Ele em todos os momentos?


Deus quer habitar o nosso coração, e o nosso coração não pode ser retirado de nós durante o dia, para ser recolocado em horários pré-determinados! Deus pulsa dentro de nós, circula no nosso corpo, visita os nossos pensamentos e fala conosco através daquela voz baixinha que nós chamamos de consciência, inspiração, sempre que aquietamos o barulho dentro de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário