Últimos Posts

terça-feira, 30 de maio de 2017

30/05 - Santa Joana d'Arc

30 de Maio de 2017

Santa Joana d'Arc



“Sacrificou sua vida pela libertação de sua pátria e de seu povo”

Joana nasceu no dia 06 de janeiro de 1412, em Lorena, na França. Era filha de Jaques d'Arc e Isabel, camponeses muito pobres, e muito cristãos. Era analfabeta, mas ia a Igreja com frequência.

            Aos treze anos de idade, começou a ter experiências místicas, ouvia vozes do arcanjo Miguel, das santas, Catarina de Alexandria e Margarida de Antioquia, que avisavam e preparavam-na para a importante missão que teria pela frente.

Era na época da Guerra dos “Cem Anos” entre a França e a Inglaterra, governada por Henrique VI. Os franceses estavam enfraquecidos com o rei deposto e os ingleses tentando firmar seus exércitos para tomar de vez o trono.

            As mensagens que Joana recebia exigiam que ela expulsasse os invasores, reconquistasse a cidade de Orleans e reconduzisse ao trono o rei Carlos VII, para ser coroado na catedral de Reims, novamente como legítimo rei da França.

Depois de muitas dificuldades, aos dezoito anos de idade, Joana conseguiu o apoio do rei Carlos VII, depois que ele viu sinais de Deus nela. Assumiu a chefia dos exércitos e vestiu uma armadura de aço, pegando com arma uma bandeira bordada com a cruz e os nomes de Jesus e Maria.

Joana venceu as batalhas juntamente com seus exércitos, e os franceses ficaram livres dos invasores ingleses. E Carlos VII foi coroado na catedral de Reims, como era tradição na realeza francesa.

A luta pela reconquista demorara cerca de um ano e ela desejava voltar para sua vida simples no campo. Mas o rei exigiu que ela continuasse comandando os exércitos na reconquista de Paris. Ela obedeceu, mas foi ferida e também traída, sendo vendida para os ingleses, que decidiram julgá-la por heresia. Foi condenada à morte na fogueira como "feiticeira”.

Tinha dezenove anos e morreu queimada viva, em 30 de maio de 1431, diante da população, na praça do Mercado Vermelho, em Rouen.


Joana d'Arc foi canonizada em 1920 pelo papa Bento XV, sendo proclamada padroeira da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguir por E-mail