Últimos Posts

quinta-feira, 1 de junho de 2017

01/06 - São Justino

01 de Junho de 2017

 São Justino


“Padre filósofo, que morreu por não negar a sua fé!”

Justino nasceu no ano 103, no inicio do século II, na Samaria, Palestina. Sua família não era cristã. Ele foi educado nos costumes da época, estudou nas melhores escolas e cursou filosofia.

Depois de procurar a verdade em todas as correntes de pensamentos, Justino se refugiou como eremita e passou a viver na solidão. Foi nessa época que conheceu um ancião, que lhe apresentou o Evangelho de Jesus Cristo.

Converteu-se ao cristianismo e foi batizado aos trinta anos. Mesmo sabendo dos riscos que corria em se declarar cristão, em época de grandes perseguições. Tornou-se o primeiro sacerdote a suceder os padres apostólicos, dos primeiros tempos.

Foi para Roma, onde passou a evangelizar entre os letrados, era um missionário filósofo, que além de pregar escrevia muito. Deixou muitos livros importantes, cujos ensinamentos influenciaram e ainda estão presentes na catequese e na doutrina dogmática da Igreja. Forneceu informações importantes sobre ritos e administração dos sacramentos na Igreja primitiva.


Justino converteu muitas pessoas ao cristianismo, mas acabou sendo denunciado ao imperador Marco Aurélio. Foi levado a julgamento e, como não negou sua fé em Jesus Cristo, acabou sendo flagelado e decapitado juntamente com outros companheiros, em 164.

Nenhum comentário:

Postar um comentário