Últimos Posts

sexta-feira, 9 de junho de 2017

09/06 - Bem-aventurado José de Anchieta

09 de Junho de 2017

Bem-aventurado José de Anchieta

clip_image002

“Apostolo do Brasil e fundador da cidade de São Paulo”

José de Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534, na cidade de São Cristóvão da Laguna, Espanha. Seu pai se chamava Juán Lopez de Anchieta, e sua mãe Mência.  Tiveram treze filhos e os educaram nos princípios cristãos.

Anchieta estudou Filosofia na Universidade de Coimbra, em Portugal e, aos dezessete anos de idade, percebeu sua vocação para o serviço de Deus. Ingressou na Companhia de Jesus (Jesuítas), e partiu para o Brasil em 1553, como missionário.

Desembarcou na Bahia em 1554 e, juntamente com mais seis jesuítas, chegaram à capitania de São Vicente, onde, com o provincial do Brasil, padre Manoel da Nóbrega, fundou, no planalto de Piratininga, aquela que seria a cidade de São Paulo. No local foi instalado um colégio e seu trabalho missionário começou a partir daí.

Anchieta trabalhou muito na catequização dos índios, e orientando-os a não se tornarem escravos dos colonizadores portugueses. Foi o primeiro a escrever uma gramática tupi-guarani. Era poeta e escritor e deixou várias obras escritas.

Com a morte do padre Manoel da Nóbrega em 1567, o cargo de provincial do Brasil passou a ser ocupado pelo padre José de Anchieta. Neste posto mais alto dos Jesuítas, viajou por todo o país orientando os trabalhos missionários e defendendo o povo indígena. 


Anchieta faleceu com sessenta e três anos, no dia 9 de junho de 1597, na pequena vila de Reritiba, atual cidade de Anchieta, no Espírito Santo, sendo reconhecido como o "Apóstolo do Brasil". É homenageado, também, tendo seu nome na Rodovia Anchieta. Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário