Últimos Posts

sábado, 10 de junho de 2017

10/06 - Bem-aventurado Eduardo Poppe

10 de Junho de 2017

Bem-aventurado Eduardo Poppe

clip_image002

"Pedagogo da Eucaristia"

Eduardo João Maria Poppe nasceu no dia 18 de dezembro de 1890, em Temsche, na Bélgica. Pertencia a uma família simples e muito cristã.

Em 1909, Eduardo discerniu sua vocação sacerdotal e entrou para o seminário, onde se destacou em duas virtudes: a caridade e a piedade. Foi ordenado sacerdote em 1915 e iniciou seu apostolado como vigário, priorizando a população mais pobre.

Padre Eduardo preparou um grupo de catequistas, para ensinar as crianças da primeira eucaristia, a importância da devoção eucarística. Esse trabalho foi reconhecido e aprovado por várias paróquias, e acabou virando um livro “O manual do catequista eucarístico”. Escreveu, também, a “Liga da Comunhão Frequente”.

Em 1918, foi nomeado diretor do Convento das Irmãs de São Vicente de Paulo, em Moerzeke-lez-Termonde. Mais tarde, os problemas cardíacos que carregava desde criança, se agravaram, e padre Eduardo foi obrigado a viver um ritmo de vida mais cauteloso. 

E foi nesse período que ele escreveu sua extensa e notável bibliografia catequética, com ênfase na Eucaristia. Nessa área catequética, se destacaram: "Direção espiritual dos jovens", "Salvemos os operários", "Apostolado eucarístico paroquial", "O amigo dos jovens" e "O método educativo eucarístico".  


Padre Eduardo faleceu com apenas trinta e quatro anos de idade, no dia 10 de junho de 1924, no Convento de Moerzeke-lez-Termonde. A sua morte causou forte comoção popular e repercutiu forte no clero, sendo imediatamente venerado por sua santidade. Foi beatificado, em 1999, pelo papa João Paulo II, que o nomeou "Pedagogo da Eucaristia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário