Últimos Posts

sábado, 10 de junho de 2017

10/06 - Dia da Artilharia

10 de Junho de 2017

Dia da Artilharia

clip_image001

A Artilharia é o principal meio de apoio de fogo das forças terrestres do Exército. Suas unidades podem ser dotadas de canhões, foguetes ou mísseis. A Artilharia tem a missão de apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que ameacem o êxito da operação.

O Dia da Artilharia é uma homenagem a Emílio Luís Mallet, e é celebrado na data de seu aniversário, 10 de junho. Mallet era conhecido por ser um chefe idôneo, espírito reto e ordeiro, caráter impoluto e dinâmico, e tornou-se o Patrono da Arma dos tiros densos, longos e profundos.

Emílio Luís Mallet, nascido francês, foi brasileiro por amor e opção, artilheiro por vocação e patrono pela exemplar bravura de soldado.

Aos 18 anos, chegou ao Brasil com excepcional bagagem cultural: Matemática na Escola Militar de Saint-Cyr, França, e Humanidades, na Bélgica. D. Pedro I o convidou a alistar-se nas fileiras do Exército Nacional, em vias de organização. Em seguida, jurou a Constituição Imperial, adquirindo a nacionalidade brasileira.

Ao lado de Caxias, Osório, Sampaio, Cabrita e tantos outros, Emílio Luís Mallet ajudou a reafirmar a soberania brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário