Últimos Posts

terça-feira, 20 de junho de 2017

12/06 - São João de Sahagun

12 de Junho de 2017

São João de Sahagun

clip_image002

“Pacificador, corajoso e fiel à Palavra de Deus”

João Gonzáles de Castrillo nasceu no dia 24 de junho de 1430, na cidade de Sahagun, Espanha. Sua família pertencia à nobreza e era muito cristã. Ele foi criado no seguimento de Jesus Cristo, estudou com os monges beneditinos e foi ordenado sacerdote, em 1453.

Devoto da Santíssima Eucaristia celebrava missa diariamente, ministrando os sacramentos e pregando para a população. Essa era sua maneira de catequizar.

Consta nos registros oficiais que, certa vez, a comunidade de Salamanca dividiu-se em dois grupos que partiram para uma luta de vida e morte.  Entretanto, antes que a batalha iniciasse, João colocou-se entre os dois, pregou, orientou, aconselhou e um pacto de paz foi assinado entre eles para nunca mais haver derramamento de sangue. Desde então ganhou o apelido de "O Pacificador". 

Padre João celebrava com tanto amor a Eucaristia, que emocionava os fiéis, aumentando cada vez mais o numero de pessoas que participavam das celebrações presididas por ele. Passou a ser conselheiro espiritual da maioria das pessoas da cidade, que seguiam seus conselhos.

Em 1463, ficou gravemente doente, e decidiu que, depois de curado, iria se ingressar numa Ordem Religiosa. No ano seguinte, entrou na Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, em Salamanca.  Passou a ser conhecido como João de Sahagun, e continuou a pregar em público, cada vez mais convincente.

Suas pregações condenavam com veemência os abusos dos poderosos, e todas as atitudes contrarias à vontade de Deus.  João não temia a morte e fazia questão de deixar isso claro a todos. 

Morreu envenenado, no dia 11 de junho de 1479, por uma mulher que era amante de um homem da alta nobreza, que tinha se convertido por suas pregações, e voltado para o seio de sua família.


Foi beatificado em 1601 e canonizado por Inocêncio XII, em 1690. São João de Sahagún é o padroeiro de Salamanca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário