Últimos Posts

terça-feira, 20 de junho de 2017

14/06 - Bem-aventurada Iolanda

14 de Junho de 2017

Bem-aventurada Iolanda

clip_image002 

“Feliz como viúva e feliz como religiosa”

Iolanda nasceu no ano de 1235, na Hungria. Seu pai era o rei da Hungria, e franciscano da terceira ordem. Era sobrinha de santa Isabel da Hungria e irmã da bem aventurada Cunegundes, além de ser descendente de santa Edwiges, santo Estevão e são Ladislau.

Quando era ainda criança foi enviada para a corte da Polônia, para ser educada pela sua irmã Cunegundes, que lhe transmitiu os ensinamentos cristãos. Em 1256 Iolanda casou-se com Boleslau, o Pio, príncipe de Haliez e Gniesno, e tiveram três filhas.

            Juntamente com o esposo, dedicou-se às obras de caridade, ajudando os mais pobres e doentes. Construíram juntos mosteiros, igrejas e hospitais, por isso seu marido ficou conhecido como Pio ou Piedoso.

            Iolanda ficou viúva muito cedo, e depois de casar suas duas primeiras filhas, decidiu, juntamente com sua terceira filha, entrar para o Mosteiro de Stary Sacz, onde estava sua irmã Cunegundes. As duas juntas, mãe e filha, professaram os votos religiosos e se consagraram a Deus.

            Depois que sua irmã Cunegundes morreu, Iolanda mudou para o Mosteiro de Ghiezno, que tinha sido construído por ela e seu esposo. Lá, foi eleita superiora e soube, com sabedoria divina, conduzir as irmãs no seguimento de Jesus Cristo.

            Sentiu que estava chegando o dia de sua morte, pediu a unção dos enfermos e orientou suas filhas espirituais. Faleceu no dia 14 de junho de 1298, com sessenta e quatro anos de idade. Foi beatificada em 1827, pelo papa Urbano VIII.


Nenhum comentário:

Postar um comentário