Últimos Posts

terça-feira, 20 de junho de 2017

19/06 - São Romualdo

19 de Junho de 2017

São Romualdo

clip_image001

“Revolucionário da vida monástica de sua época e fundador da Ordem dos Camaldulenses”

Romualdo nasceu no ano de 956, na Itália. Era descendente dos duques de Orseoli, que não possuíam nenhuma religião. Foi criado pagão, mas quando completou vinte anos de idade, buscou a Deus depois de se decepcionar com seu pai por este ter travado um duelo com seu amigo. Seu pai saiu vencedor e assassino.

A cena chocou tanto Romualdo, que o fez recolher-se num convento, na França. Depois de algum tempo em contato com a espiritualidade, decidiu pela vida monástica e ingressou na Ordem de São Bento.

Romualdo se dedicou tanto a sua nova vida junto com Deus que em pouco tempo passou a ser exemplo para todos, dentro e fora da Ordem. Algum tempo depois, deixou o convento e foi viver na companhia de Marinho, um eremita conhecido.  Sua fidelidade e seguimento a Cristo impressionavam tanto que até seu pai se converteu e foi viver num mosteiro, mais tarde, foi canonizado também como São Severo.

Romualdo fundou vários conventos, e a Ordem dos Camaldulenses, na Toscana. Além de reformar a disciplina monástica dos mosteiros de sua época, implantou participações ativas dos monges, dentro da Igreja. Foi um revolucionário da vida monástica de sua época.


Faleceu com setenta e um anos de idade, no dia 19 de junho de 1027, no convento de Val de Castro. Foi canonizado pelo papa Clemente VIII, em 1569.

Nenhum comentário:

Postar um comentário