Últimos Posts

quarta-feira, 21 de junho de 2017

21/06 - São Luís Gonzaga

21 de Junho de 2017

São Luís Gonzaga

clip_image001

“Padroeiro da juventude que abriu mão das
vaidades e do luxo”

Luís nasceu no dia 9 de março de 1568, na Itália. Era o primogênito do Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione dele Stiviere, que servia ao rei da Espanha. Desde criança, Luís foi preparado pelo pai para ser seu sucessor no exército, e sua mãe o educou dentro dos princípios cristãos.

A base religiosa que recebeu de sua mãe, falou mais alto que a carreira que seu pai desejava para ele. Quando era ainda criança fez voto de castidade, e aos doze anos, recebeu sua primeira eucaristia diretamente das mãos do também santo, Carlos Borromeu.

Estudou filosofia na Espanha e desejava ingressar na vida religiosa, mas seu pai não aceitava, e fez de tudo para o filho desistir de sua vocação, levando-o às festas do mundo nobre da Corte.

Luís permanecia firme no seu propósito. Com quatorze anos conseguiu convencer o pai de sua vocação, renunciou aos títulos, a herança da família e entrou para a Companhia de Jesus.

Passou a ser modelo de humildade e caridade dentro da Companhia. E perguntava-se a si mesmo quando tinha que decidir alguma coisa: "De que serve isto para a Eternidade?"

Quando a peste tomou conta de Roma em 1590, Luís se compadeceu das vítimas e passou a cuidar pessoalmente dos enfermos. Foi tanta a dedicação e amor que teve com os doentes, que acabou contraindo a doença, vindo a falecer com apenas vinte e três anos, no dia 21 de junho de 1591.

Foi canonizado pelo papa Bento XIII, em 1726 e proclamado Padroeiro da juventude e dos estudantes. Seu corpo se encontra na Igreja de Santo Inácio, em Roma.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário