Últimos Posts

sexta-feira, 23 de junho de 2017

23/06 - Mt 11,25-30

23 de Junho de 2017


evandia

Mateus 11,25-30

Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
           


Entendendo


“VINDE A MIM TODOS VÓS QUE
ESTAIS CONSADOS E EU OS ALIVIAREI!”

O contexto que levou Jesus a pronunciar as afirmações fortes do evangelho de hoje, certamente foi a crescente hostilidade dos mestres da Lei contra Ele. Seu comportamento independente diante das normas judaicas, seu situar-se acima da Lei de Moisés, sua tolerância para com os pecadores e seu interesse pelos pobres iam de encontro com o rigor dos fariseus e com a expectativa da vinda do Salvador, que eles esperavam que viesse cheio de glória e majestade.

            Jesus é absolutamente contrário a esse pensamento e, com suas atitudes, incomoda as autoridades. Na escola de Jesus não é necessário ser doutor ou bom conhecedor da Lei, nem justo, nem santo, nem praticar um a um dos 613 mandamentos a que todo judeu estava obrigado.

            A frase de Jesus: "Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”, cai como uma expressão de amor e uma mensagem de esperança a todos daquela época e de todas as gerações.




Atualizando


A DIFERENÇA ENTRE TENTAÇÃO E PROVAÇÃO

O famoso terapeuta Viktor Frankl, fundador da Logoterapia, afirmava que o sentido das coisas era fundamental para que se alcance o equilíbrio psíquico e, para isso, citava o filósofo ateu Friedrich Nietzsche que dizia que “o ser humano é capaz de suportar qualquer como, desde que tenha um porquê".

Sendo assim é preciso antes de mais nada, entender o significa ‘provação’. Em grego a palavra ‘provação’ é traduzida de duas maneiras: tentação e provação. Ambas possuem o mesmo conteúdo semântico, mas, ao longo do tempo, houve uma diferenciação técnica entre elas. A tentação é usada quando o sujeito é o Diabo, e provação quando o sujeito é Deus. Houve uma mudança de finalidade, como se vê.

O Diabo só tem um objetivo: fazer com que a pessoa perca a sua alma. Logo, quando o sofrimento tem origem demoníaca, a finalidade é sempre essa: levar a criatura à perdição, à morte eterna. Nesse viés, nem sempre é interessante para o Diabo tentar a pessoa pelo sofrimento. Para ele é mais fácil mantê-lo no conforto, usufruindo das vantagens da vida material, pois assim estará dando sozinho passos largos rumo ao abismo.

Deus, ao contrário, não tenta o homem, conforme atesta a Sagrada Escritura: “Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: 'É Deus que me tenta', pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco tenta a alguém" (Tg 1,13). Isso não significa, porém, que Deus não permita que a provação aconteça. Ele tem outra finalidade com a provação. Ele prova os seus filhos porque quer ver o amor e a santidade florescerem naqueles que Ele criou com tanto amor.

Ensina São Paulo, no famoso Hino da Caridade (ICor 13, 1-13) que se não tiver amor, nada há. O que santifica o homem é o AMOR. Portanto, não é uma questão de rezar ou não rezar, sofrer ou não sofrer, mas sim, de amar ou não amar. E querendo promover o amor, Deus permite as provações.

(Baseado no artigo do Pe. Paulo Ricardo “As provações”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário