Últimos Posts

sábado, 24 de junho de 2017

24/06 - Dia da Prevenção da Queda de Idosos e Dia do Caboclo

24 de Junho de 2017

Dia da Prevenção da
Queda de Idosos e Dia do Caboclo

Queda dos Idosos

clip_image002

 Os acidentes são a quinta causa de morte entre idosos. As quedas são responsáveis por dois terços destes acontecimentos segundo a pesquisadora e professora do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Mônica Perracini.

De acordo com dados reunidos com 1667 idosos, no Brasil, cerca de 29% deles caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. No acompanhamento realizado durante dois anos, somente 52% dos idosos não relataram nenhuma queda. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o número de internações de idosos na rede pública em razão de fraturas do fêmur, chega a aproximadamente 37%.

Existem vários fatores de risco, entre eles: a idade avançada, o ter sofrido uma ou mais quedas no último ano, apresentar problemas de visão e tontura, fazer uso de medicações para dormir, além de problemas com o equilíbrio.

Com o avanço da idade existe um envelhecimento de várias estruturas relacionadas ao equilíbrio corporal, como o labirinto, os órgãos responsáveis pela sensibilidade corpórea e a diminuição da visão. O envelhecimento desses três sistemas associado a algumas doenças crônicas, como osteoartrose e diabetes, pode causar desequilíbrio corporal e favorecer as quedas.

Alguns fatores ajudam a evitar uma queda. São eles: realizar atividade física mantendo uma boa força muscular e bom equilíbrio corporal, ir ao oculista regularmente e se certificar que está enxergando o melhor possível, não usar medicações sem orientação médica, manter-se ativo, evitar comportamentos arriscados como subir em banquinhos e ficar atento aos perigos do ambiente, em casa e na rua.


Caboclo

O caboclo ou mameluco resulta da miscigenação que é a mistura de grupos etnorraciais diferentes. Os brasileiros passaram por essa mestiçagem desde a época da colonização. Estudos genéticos indicam que a maior parte da população brasileira descende de índios e brancos, embora nem todos se assumam como mestiços ou saibam de sua origem nativa.

Como os colonizadores europeus geralmente vinham para o Brasil sozinhos, eles se uniam às aborígines. A busca por mulheres nativas era tão comum, que o fundador da cidade de Santarém (PA), um padre chamado João Felipe Bettendorf, confinava as índias solteiras em uma espécie de curral, por um período de tempo, sob o pretexto religioso, mas o real motivo era protegê-las do colonizador branco.

miscigenação de brancos e índios foi inevitável. A tradição agrícola e extrativista dos indígenas foi legada ao caboclo, que manteve o mesmo apego à terra de seus antepassados e que na Amazônia forma a maioria da população parda e ribeirinha. A maioria dos brasileiros descende de nativos e/ou africanos, além de europeus, fato que dificultou prática de racismo no país e criou na população uma visão positiva da mestiçagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário