Últimos Posts

sábado, 24 de junho de 2017

24/06 - Nascimento de São João Batista

24 de Junho de 2017

Nascimento de São João Batista

clip_image002

“Festa para o profeta que preparou os caminhos do Senhor”

No primeiro capítulo do Evangelho de São Lucas, encontramos a história do nascimento de João Batista, o precursor da vinda do Messias.

Seus pais, Isabel e Zacarias, eram idosos e ela estéril, quando o Anjo Gabriel apareceu a Zacarias anunciando que suas orações tinham sido ouvidas e que Isabel daria à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João.

Isabel e Maria eram primas, quando Maria chegou à casa de Isabel e saudou-a, “a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo” (Lc 1,41).
Ainda no ventre de sua mãe João fez uma reverência a Cristo, que também estava no ventre de Maria.

Depois de se preparar, João começou a anunciar e pregar a vinda de Jesus. Batizava nas águas do rio Jordão os que se convertiam, e por isso seu apelido era Batista. Teve a grande missão de batizar o próprio Cristo. Ele apresentou oficialmente Cristo ao povo como Messias, com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo...” (Jo 1,29ss). “... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo" (Mt 3,11).

João Batista é um dos santos mais populares em todo o mundo cristão. A sua festa é muito alegre e até folclórica. Muita música e danças, principalmente na região do nordeste brasileiro. O ponto central é a fogueira, lembrando a fogueira que os pais de João Batista, fizeram para anunciar seu nascimento.


Morreu degolado no dia 29 de agosto, a mando de Herodes, porque pregava fortemente contra a imoralidade e a hipocrisia. (Mt 14). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário