Últimos Posts

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

QUEM É O “FILHO PRÓDIGO” DE SUA FAMÍLIA QUE NECESSITA DE ATENÇÃO?

QUEM É O “FILHO PRÓDIGO” DE
SUA FAMÍLIA QUE NECESSITA DE ATENÇÃO?


No Evangelho do “Filho Pródigo”, como ficou conhecida esta passagem bíblica, quem se destaca é o pai na sua infinita bondade, tanto para com o filho rebelde quando este volta; como para o filho mais velho, quando o trata com paciência no momento da sua revolta egoísta.

O “filho pródigo” pode ser um dependente químico, que a família já fez de tudo, mas ainda não conseguiu recuperá-lo; pode ser algum familiar que enveredou no mundo da criminalidade; pode ser um filho ou filha que saiu de casa para se prostituir; pode ser um jovem que resolveu morar sozinho, distante da família por achar que ela é um empecilho para viver sua liberdade de escolha; pode ser um filho/a homossexual que a família não sabe como lidar; pode ser também uma filha adolescente que engravidou...

O mundo mudou, e os motivos que levam os filhos a se afastar da casa dos pais são outros, mas as fugas continuam acontecendo. E seja qual for o motivo da saída, o pai misericordioso da parábola mostra-nos o jeito que Deus, como pai, nos trata quando erramos. Ele quer que os pais façam o mesmo com seus filhos.

Aquele ou aquela que até pouco tempo, numa atitude racista, chamávamos de “ovelha negra da família” é uma pessoa carente, que merece mais atenção.  Eram estas as pessoas de quem Jesus mais se aproximava. Muitas vezes, fazemos o procedimento contrário, e são destas, de quem mais nos afastamos. Só que somos cristãos e devemos corrigir tal atitude. É Quaresma, tempo de mudança!

Pe. Rosivaldo Motta CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário