Últimos Posts

quarta-feira, 17 de maio de 2017

10/05 - Santo Antonino de Florença

10 de Maio de 2017
Santo Antonino de Florença

clip_image001

“Um exemplo de pastor a ser seguido”

Antonino nasceu no dia 01 de março de 1389, em Florença, na Itália. Seu pai era tabelião e sua mãe dona de casa, ambos muito religiosos. Era filho único do casal e, sempre muito obediente, fez a vontade de seus pais cursando Direito. Mas sua vocação era a vida religiosa.

Ingressou na Ordem Dominicana, depois de cumprir uma ordem do superior, que era decorar todo o código do Direito Canônico, pois este, o achava muito pequeno e fraco de saúde.

Ordenado sacerdote, se tornou um exemplo de religioso dentro da Ordem.  Foi escolhido superior em várias casas, provincial e vigário geral da Ordem Dominicana. Escreveu vários livros teológicos de grande valor.

Contra a sua vontade foi consagrado bispo de Florença. Como bispo combateu o neopaganismo renascentista e defendeu o papado no Concilio de Basiléia.


Era um pastor muito sábio, prudente e caridoso com os pobres. Um exemplo a ser seguido. O papa Nicolau V declarou, em público, que o julgava digno de ser canonizado ainda em vida. Antônio viveu até os setenta anos de idade, e faleceu no dia 2 de maio de 1459. Foi canonizado pelo papa Adriano VI, em 1523. Seu corpo continua incorrupto na basílica dominicana de São Marco, em Florença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário