Últimos Posts

quarta-feira, 17 de maio de 2017

11/05 - Dia da Instalação do Telégrafo Brasileiro


11 de Maio de 2017

Dia da Instalação do Telégrafo Brasileiro

clip_image001

O telégrafo foi inaugurado no Brasil em 11 de maio de 1857, com a instalação da primeira linha telegráfica, entre a praia da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro e a cidade de Petrópolis. Essa primeira linha tinha uma extensão de 50 quilômetros, sendo 15 em cabo submarino no leito da baía da Guanabara.

A primeira ligação internacional por cabo submarino deveu-se à iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, que em 1872, obteve o privilégio, por 20 anos, para lançar cabos submarinos e explorar a telegrafia elétrica entre o Brasil e a Europa.

Em 23 de dezembro de 1873 era estabelecida a ligação entre as cidades do Rio de Janeiro e as de Belém do ParáRecife e Salvador, na presença do Imperador Pedro II que assistiu à chegada do cabo e à finalização da ligação em uma construção erguida para esse fim no final da praia de Copacabana. Assim que a ligação foi estabelecida, o Imperador enviou cabogramas aos presidentes daquelas três Províncias, nos seguintes termos:

"Já se acha o cabo submarino no território da capital do Brasil. A eletricidade começa a ligar as cidades mais importantes deste Império, como o patriotismo reúne todos os brasileiros no mesmo empenho pela prosperidade de nossa majestosa pátria. O Imperador saúda, pois, a BahiaPernambuco e Pará por tão fausto acontecimento, na qualidade de seu primeiro compatriota e sincero amigo. Até aos bons anos de 1874."

Portugal foi um dos países pioneiros na instalação da telegrafia, dentro das medidas modernizadoras de Fontes Pereira de Melo, em 1855, quando foi lançado o primeiro cabo submarino entre Lisboa e os Açores. As primeiras linhas a serem inauguradas foram entre o Terreiro do Paço e as Cortes, e entre o Palácio das Necessidades e Sintra (onde a Família Real Portuguesa passava férias), já em 1856. No ano seguinte (1857), eram abertos ao público em geral os serviços telegráficos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário