Últimos Posts

quarta-feira, 17 de maio de 2017

11/05 - Jo 13,16-20

11 de Maio de 2017


evandia

João 13,16-20

“Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou. Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática. Eu não falo de todos vós. Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: ‘Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar’. Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.




            Entendendo


JUDAS, DE AMIGO A TRAIDOR!

Certamente Jesus não ficou surpreso com a traição de Judas. O comportamento do discípulo chamava à atenção do Mestre. Sua pouca sintonia e postura diante dos feitos de Jesus mostravam seu caráter.

Mas, porque ele agia desta maneira? Por que trair um Mestre como Jesus, que superava, em sabedoria e poder, todos os demais até então conhecidos? Por que uma atitude tão mesquinha com quem era tão misericordioso?

Uma explicação talvez possa ganhar destaque em relação à sua atitude – a dureza de coração! O traidor não foi capaz de abrir mão de seus esquemas mentais, foi autossuficiente e não se abriu ao novo que a vida revela. Mesmo convivendo com o Mestre, não deixou ser influenciado por ele. Pelo contrário, Judas deixava-se influenciar pelas forças de outros desuses - o dinheiro e do poder político. 

A traição, neste caso, situa-se num contexto de esperanças frustradas. Judas preferiu dar ouvido ao tentador. Foi sua desgraça! Deixou-se dominar pelos salteadores, ao invés de dar ouvido à voz do Pastor!




Atualizando


A DIFÍCIL TAREFA DE
PERDOAR, APÓS O GOLPE DA TRAIÇÃO

Jesus deu seu exemplo perdoando várias vezes, inclusive no momento de dor na cruz, quando tinha acabado de sofrer toda humilhação injusta: “Pai, perdoai, eles não sabem o que fazem!” Se Jesus é nossa referência maior, devemos toma-lo por exemplo. Sei que é difícil, pois quando uma pessoa é traída, normalmente tem um sentimento de ódio, por isso é difícil perdoar.

Fomos criados a imagem e semelhança de Deus. O Antigo Testamento mostra que Deus foi traído muitas vezes pelo seu povo, que deixou de adorá-Lo para seguir outros deuses. Da mesma forma nós, cometemos adultérios espirituais com Jesus cada vez que pecamos, ou deixamos de adorá-Lo por outros prazeres. Jesus como Deus nos perdoa sempre, e como fomos criados a Sua imagem, devemos buscar ser parecidos com Ele e, portanto, perdoar.

O perdão é um dos atos mais nobres do cristianismo. Ainda mais quando o perdão é em decorrência de uma traição, onde envolve a família. Busque forças em Deus. Reze para que Deus te ajude a perdoar. Busque ajuda do seu padre, colega de paróquia ou uma pessoa que você tem como referência cristã.


Assim que o perdão acontecer você irá perceber que valeu a pena. O inimigo quer nos destruir sempre e coloca fogo onde a situação já é delicada, sobretudo em nossas relações conflituosas que deixam marcas. Não permita que isso aconteça. Perdoar é a melhor opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário