Últimos Posts

terça-feira, 20 de junho de 2017

15/06 - Dia Mundial da Conscientização da Violência à Pessoa Idosa e do Paleontólogo

15 de Junho de 2017

Dia Mundial da Conscientização da Violência à Pessoa Idosa e do Paleontólogo

Violência à Pessoa Idosa

clip_image002

O Brasil está se tornando um país de velhos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2005,  havia no país cerca de 18 milhões de pessoas com 60 anos ou mais – ou 10% da população. A cada ano, mais de 600 mil ingressam nessa faixa e a estimativa é que em 2020 o total chegue a 25 milhões.

Em vista disso, o problema da violência  contra os idosos torna-se cada vez mais acentuado, exigindo políticas públicas que assegurem dignidade a essa faixa da população.

A discriminação é visível em muitos aspectos. Começa na própria família, onde muitas vezes os mais velhos que deveriam receber todo o apoio e amor daqueles a quem dedicaram a vida inteira são maltratados, ignorados, quando não são enviados para abrigos e albergues que são verdadeiros depósitos de velhos.

No transporte público, quem anda de metrô está cansado de ver jovens sentados nos assentos especiais fingindo dormir, quando um idoso se aproxima. E na hora de entrar no trem, então! É um milagre não ter acontecido nenhum acidente até hoje porque as pessoas chegam com tudo, quase passando por cima de uma pessoa muito frágil.


Paleontólogo

O paleontólogo é o profissional que estuda as espécies de vida que já existiram no planeta, a partir de seus fósseis.

Quem nunca se interessou pela história dos dinossauros, ou dos nossos ancestrais humanos? Ou nunca se perguntou como se forma um fóssil, como se determina sua idade, em que região teria vivido?

Estas e outras perguntas você pode fazer a um paleontólogo, porque o assunto é com ele mesmo. Ou, melhor ainda: pode decidir se tornar um! Então, passará a pesquisar, descobrir, confrontar idéias, questionar, propor novas teorias...

Os fósseis são muito importantes para o estudo da morfologia dos seres antigos e da geologia do planeta, ajudando na datação de rochas, pesquisando sobre mudanças no clima e sobre o movimento dos continentes e desvendando problemas biológicos relativos à evolução, origem e extinção da vida.

Além disto, os fósseis podem ser ótimos sinalizadores para encontrar petróleo, gás natural e outras riquezas. Geralmente, os paleontólogos procuram fósseis em penhascos marinhos, pedreiras, rochas expostas e grutas.

No Brasil, para ser paleontólogo é preciso ter feito uma faculdade de Biologia ou Geologia, para só depois fazer uma especialização (pós-graduação) em Paleontologia. Como se vê, o curso é fruto da interação de várias disciplinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário