Últimos Posts

terça-feira, 20 de junho de 2017

15/06 - São Vito

15 de Junho de 2017

 São Vito 

clip_image002
“Jovem que morreu por fazer o bem e não negar Jesus Cristo”
Vito nasceu no final do século III, na antiga cidade de Mazara, na Sicília ocidental. Pertencia a uma família pagã, muito rica e nobre. Ficou órfão de mãe muito cedo quando era ainda criança, e seu pai Halaz, contratou uma ama, chamada Crescência para cuidar de Vito.

Crescência era uma cristã viúva, e que tinha perdido seu único filho. Só que o pai de Vito não sabia que ela era cristã, e ainda contratou, sem saber, um professor cristão, chamado Modesto, para instruir e formar Vito. 

Os dois juntos ensinaram a doutrina cristã a Vito, escondido do pai, que era um pagão obcecado pelos cristãos. E aos doze anos Vito já tinha sido batizado. Quando seu pai descobriu, tentou convence-lo a abandonar sua fé, mas não conseguiu. Então com raiva, Halaz castigou severamente seu próprio filho, entregando-o para o governador Valeriano.

Valeriano mandou prende-lo e maltrata-lo por vários dias, tentando faze-lo adorar os falsos deuses, mas Vito permanecia firme, defendo sua fé em Jesus Cristo. Modesto e Crescência armaram uma fuga, e conseguiram tirar Vito da cadeia fugindo juntos para Lucânia, em Nápoles.

Vito tinha o dom da cura, e pode ser instrumento de Deus para realizar vários milagres, entre eles, um foi muito especial. Depois de rezar conseguiu trazer a vida de volta a um menino, que tinha sido morto por um cachorro.

            A noticia se espalhou e acabou chegando até o imperador Diocleciano, que estava com o filho epilético muito doente. O imperador mandou trazer Vito vivo até ele, e pediu para que rezasse pelo seu filho.

Vito levantou um clamor tão fervoroso a Deus que logo foi atendido. Mesmo presenciando a cura, o imperador mandou prender e matar Vito, que foi torturado até a morte, quando tinha apenas quinze anos de idade, no dia 15 de junho de 304.


Nenhum comentário:

Postar um comentário