5 de Novembro de 2013
Dia da Ciência e Cultura, Radioamador e Técnico Eletrônico
Em 15 de maio de 1970 foi instituído o "Dia da Cultura e da Ciência" comemorado a 5 de novembro de cada ano, como homenagem à figura de destaque das letras e das ciências no Brasil e no mundo, o conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.
Mas o que significa cultura? Cultura é o acúmulo da vivência histórica de significados sociais: linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídos coletivamente. Tem relação com a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar, de se comunicar, de interagir.
A cultura é tudo o que o homem adiciona à natureza. Tudo o que o homem faz na vida e que não lhe é inato pode ser considerado como ação de cultura. Cultura é construção, transformação constante, produto e fator de imanência social.
Um povo que perde a sua cultura, sua história, sua memória, seus costumes, perde sua alma, fica sem identidade.
No Brasil, tão vasto, tão amplo, com tantas expressões diferentes, com distintas maneiras de ser, de viver, de conviver, e de fé múltipla, que vão se modificando de lugar para lugar e, a todo o momento, não podemos falar de uma única cultura, mas de culturas plurais que o formam.
Quantas nações existem inseridas no nosso País? Culturas indígenas, africanas, povos europeus, cada um com suas tradições, línguas, procedimentos, modos de ser e crer. Elas ajudaram a formar um país plural.
Fonte: www.regenciaecotur.com.br
A necessidade inerente aos seres humanos de se comunicar o mais rápido possível levou, em 1835, Samuel Morse a criar um código, que através da interrupção da corrente elétrica com intervalos curtos (pontos) e longos (traços) tornaria possível a comunicação remota entre indivíduos, nascendo assim a telegrafia, CW em inglês. Este código em homenagem ao seu criador é denominado: Código Morse.
Com a criação em 1906, nos Estados Unidos da América, de uma rede telegráfica costeira para tráfego operacional, seus operadores, em momentos de folga, a usavam para conversação informal. A essa atividade, cada vez mais intensa, pode-se citar como o início da atividade radioamadorística em telegrafia, que só foi regularizada uma década após.
A comunicação através da palavra humana utilizando as ondas eletromagnéticas de rádio foi inventada pelo padre brasileiro Roberto Landell de Moura. Convém citar que o rádio inventado pelo italiano Guglielmo Marconi só transmitia e recebia sinais de telegrafia, aqueles criados por Morse.
Alguns autores citam que o gaúcho Landell de Moura começou suas experiências a partir de 1893/4 ainda não comprovado, porém comprovadamente efetuou uma demonstração pública acompanhada, inclusive, por autoridades estrangeiras, no dia 03 de junho de 1900, na cidade de São Paulo. Este feito foi noticiado pelo ‘’Jornal do Comércio’’ de 10 de junho de 1900.
Os tempos passam, as ciências evoluem, mas os radioamadores continuam sendo aqueles experimentadores científicos, e de suas atividades novos inventos vêm trazer melhorias para a humanidade.
Fonte: www.radioamador.com
A função deste profissional, que na maioria das vezes só é lembrado quando a TV pifa, ou o micro está dando algum problema de hardware, muitas vezes está envolvida em muito mais do que simples manutenções e consertos técnicos.
O profissional técnico de um modo geral está presente não somente nas funções de manutenção e correção de problemas, mas muitos estão ligados em funções de desenvolvimento e inovação de produtos.
Quanto ao mercado de trabalho, esses profissionais ficaram por algum tempo prejudicados, devido a problemas com o ensino técnico, já que muitas escolas fecharam e outras tiveram que reduzir as turmas. Como consequência disso, faltam técnicos no mercado, pessoas com conhecimento mais prático e com boa visão para solucionar problemas gerais.
Fonte: www.eletrontech.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário