Últimos Posts

terça-feira, 5 de novembro de 2013

05/11 - Lc 14,15-24

5 de Novembro de 2013

evandia

pLucas 14,15-24

pNaquele tempo, um dos convidados disse a Jesus: "Feliz daquele que se sentar à mesa no Reino de Deus!" Respondeu-lhe Jesus: "Um homem deu uma grande ceia e convidou muitas pessoas. E à hora da ceia, enviou seu servo para dizer aos convidados: ‘Vinde, tudo já está preparado’. Mas todos, um a um, começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: ‘Comprei um terreno e preciso sair para vê-lo; rogo-te me dês por escusado’. Disse outro: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te me dês por escusado’. Disse também um outro: ‘Casei-me e por isso não posso ir’. Voltou o servo e referiu isto a seu senhor. Então, irado, o pai de família disse a seu servo: ‘Sai, sem demora, pelas praças e pelas ruas da cidade e introduz aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. Disse o servo: ‘Senhor, está feito como ordenaste e ainda há lugar’. O senhor ordenou: ‘Sai pelos caminhos e atalhos e obriga todos a entrar, para que se encha a minha casa. Pois vos digo: nenhum daqueles homens, que foram convidados, provará a minha ceia’".

 

pEntendendo

A RIQUEZA MATERIAL PODE DEIXAR INSENSÍVEL
O CORAÇÃO HUMANO

pJesus conta esta parábola para mostrar a iniciativa de Deus, convidando e motivando toda humanidade para a salvação eterna. No entanto, Ele não obriga – respeita a liberdade das pessoas.

pOs convidados da parábola têm boa condição social e estão preocupados com seus negócios. Cada um apresenta sua desculpa. Não estão interessados em participar do banquete. Eles se autoexcluem. Jesus, certamente, se referia aos escribas, fariseus e autoridades do povo, a elite que comandava a sociedade de sua época que O recusou sistematicamente.

pApós a recusa da alta classe da sociedade, as atenções se voltam para os pobres, aleijados, cegos e coxos. A sala do banquete fica cheia deles. Foi uma reviravolta surpreendente.

pA riqueza material pode dominar de tal modo o coração humano, a ponto de torná-lo insensível aos apelos divinos.

 

pAtualizando

JOVENS CRISTÃOS PROMOVEM JANTAR
COM MORADORES DE RUA

pDiariamente somos “bombardeados” de informações nos noticiários. O ritmo das cidades grandes, onde mora a maior parte da população, é acelerado em todo sentido; desde a correria na luta pelo espaço e sobrevivência às tragédias que assustam. Meio a tudo isso, muitas são as ações cristãs de pessoas movidas pela fé.

pA minha intenção em apresentar aqui tais ações, não é apenas para fazer um paralelo com o Evangelho, mas também motivar cada leitor que tem possibilidade a tomar iniciativas no lugar onde mora, gestando projetos e ações que venham exercitar a fé numa atitude concreta. Isso preenche vazios, elimina sintomas depressivos e deixa a alma em estado de graça.

pA ONG ‘Resistência’ é formada por jovens cristãos voluntários e não está ligada a somente uma determinada igreja ou denominação. Atua em Curitiba e alguns dos projetos são:

  • Zine Resistência

  • Festival Suspiro

  • Apoio e Divulgação de Bandas

  • Jantar Amigo, etc...

pO ‘Jantar Amigo’ reúne voluntários e amigos da ‘Resistência’, e eles preparam um jantar completo para os ‘moradores de rua’. O jantar é oferecido aos catadores de materiais recicláveis, punks e artesãos das ruas da região central de Curitiba. Além de compartilhar o alimento, os participantes também oferecem uma companhia amiga, compartilhando experiências.

Fonte: attitudejc.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário