Últimos Posts

terça-feira, 19 de novembro de 2013

19/11 - Lc 19,1-10

19 de Novembro de 2013

evandia

pLucas 19,1-10

pTendo entrado em Jericó, Jesus estava passando pela cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

 

pEntendendo

ZAQUEU PERDE A POSTURA
E TOMA UMA ATITUDE CORAJOSA

pO Evangelho de hoje traz a história de um homem desonesto e explorador dos pobres que, em um determinado momento da vida tomou uma atitude, e mudou o seu jeito de viver. Uma vez decidido, seguiu alguns passos e venceu os desafios.

pO primeiro passo foi o desejo de ver Jesus. Ele estava decidido e nada o impedia de realizar esse sonho.

pO segundo passo foi a superação das dificuldades que apareciam. A maior delas foi a sua estatura baixa. Logo ele arrumou um jeito e subiu numa árvore. Mesmo tendo certo prestígio social, não se importou em perder a postura e subir numa árvore, sendo visto pela multidão.

pO terceiro passo foi aceitar ser amado por Jesus, sem desconfiança. Abrindo as portas do coração, Zaqueu desceu depressa da árvore para receber Jesus em sua casa, com alegria.

pO quarto passo foi a mudança radical de vida. Deixar pra trás a vida desonesta e cheia de artimanhas para ser um homem novo. Como prova dessa mudança devolveu o que tirou dos pobres com juros e correção. Desta forma, ele provou que, realmente, “a salvação tinha entrado em sua casa”.

 

pAtualizando

NÃO BASTA TER FÉ. É PRECISO TER ATITUDE

pSomos seres racionais dotados da capacidade de tomar “atitudes”. São as “atitudes” que definirão nossa vitória ou derrota diante das situações difíceis. Hoje, Zaqueu prometeu devolver o que roubou dos pobres. Para se tomar uma decisão desta é preciso estar convencido de um ganho maior. Ele resolveu investir na fé.

pO que faz mudar a vida de uma pessoa que crê em Deus é a “atitude”. Não adianta dizer que crê em Deus, porque até o diabo crê e nem por isso deixa de ser demônio. A fé da pessoa pode não estar surtindo efeito na mudança de comportamento dela, porque não é acompanhada de “atitude”. É impossível crescer na fé e não mudar de vida.

pO fato de estar na Igreja todo dia, de saber a Bíblia de cor e salteado, de rezar muito... Isso não quer dizer que a pessoa tenha fé. Ela pode ser apenas uma pessoa disciplinada religiosamente, mas não quer dizer que tenha fé. Fé é ação! E Tiago em sua Carta, “cantou a pedra”: “A fé sem as obras é morta!”.

pA fé me leva a acreditar que Deus está comigo e, estando comigo, algo novo tem que acontecer! Devo me sentir incomodado com as coisas erradas, sejam elas comigo ou com os outros e ter o desejo de tomar “atitudes”. Claro que para isso necessito agir com prudência e sabedoria diante de cada situação. Na oração sincera percebe-se Deus indicando luzes, inspirando as decisões que precisam ser tomadas.

Um comentário:

  1. Padre Rosivaldo, sua sabedoria conquistou meu coração! Assisti uma missa que o Sr. celebrou no Santuário de Ajuda e hoje senti saudade de suas palavras, por isto, vim até o site para ler o evangelho do dia. Que Jesus continue abençoando sua missão de sacerdote e ilumine sempre suas palavras! Amém!

    ResponderExcluir