6 de Janeiro de 2014
Dia de Reis
“Jesus se deixa conhecer aos simples de sua época”
Comemora-se, hoje, a visita dos três reis Magos ao menino Jesus. Eram eles: Gaspar, Melquior e Baltazar. Tudo indica que eles eram astrólogos procedentes da Babilônia, a terra da astrologia por excelência.
A referência da visita dos Magos encontra-se no Evangelho de São Mateus (2,1-3). A intenção do evangelista é mostrar que os pagãos, os gentios, os povos que viviam além das fronteiras de Israel, reconhecem Jesus como Rei-Messias. Ao passo que o povo judeu rejeita o Salvador, nascido em seu seio.
Ouro, incenso e mirra simbolizam as riquezas e os perfumes da Arábia, oferecidos como tributo ao Rei dos Reis. A Igreja vê no ouro, o símbolo da realeza de Jesus, no incenso, a sua divindade e na mirra, a paixão de Cristo.
Os restos mortais dos reis Magos ficaram em Constantinopla até o ano 474, depois foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália. E em 1164 foram transferidos para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi construída a belíssima Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A Folia de Reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por na época da colonização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário