9 de Janeiro de 2014
Santo Adriano
“Missionário atuante na Inglaterra”
Adriano nasceu no ano 635 no norte da África. Ainda criança sua família transferiu-se para a cidade italiana de Nápoles. Lá estudou no convento dos beneditinos de Nerida, e se consagrou sacerdote.
Adriano se tornou um estudante dedicado da Sagrada Escritura, profundo conhecedor de grego e latim, professor de ciências humanas e teologia. A fama de sua capacidade e conhecimento chegou ao papa Vitalino, que o elegeu como um dos seus conselheiros.
Foi nomeado bispo da Cantuária, Inglaterra, pelo papa Vitalino, mas ele recusou-se, alegando não ter suficiente competência para ocupar esse posto. Indicou seu amigo Teodoro de Tarso para assumir em seu lugar, que aceitou somente se Adriano fosse com ele para a Inglaterra ajuda-lo na evangelização. Adriano aceitou e foi nomeado seu assistente e conselheiro, em 668.
Adriano e Teodoro foram evangelizadores altamente bem sucedidos, junto ao povo inglês cuja maioria era pagã. O bispo Teodoro, logo colocou Adriano como superior do convento beneditino de São Pedro.
Adriano viveu neste país durante trinta e nove anos, totalmente dedicados ao serviço da Igreja. Os ingleses viram nele um pastor cheio de sabedoria e piedoso, um verdadeiro missionário e instrumento de Deus.
Morreu no dia 9 de janeiro de 710, com setenta e cinco anos de idade e foi enterrado na Inglaterra. Adriano foi proclamado Santo pela Igreja, que o festeja no dia de sua morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário