18 de Janeiro de 2014
Santa Prisca
“Batizada por São Pedro foi a primeira mártir do Ocidente”
Prisca nasceu no século I, nos primeiros tempos do Cristianismo. Seu nome significa: “a primeira”. Foi batizada por São Pedro quando tinha 13 anos de idade, em Roma.
As "Atas de Santa Prisca" registram que ela foi martirizada por não ter oferecido sacrifícios aos deuses pagãos durante a perseguição do imperador Cláudio, na metade do século I, em Roma.
Prisca era uma moça jovem, que foi condenada à morte no anfiteatro, pelos leões. Mas os dois leões que foram soltos, em vez de atacá-la, para o espanto de todos, foram lamber seus pés. Ela então foi enviada de volta à prisão e depois decapitada. Uma águia teria ficado vigiando seu corpo até que o mesmo foi enterrado, protegendo-o de qualquer predador. Foi construída na colina onde foi enterrada, uma igreja a ela dedicada.
A partir do século VIII, alguns dados vieram à tona dando total veracidade da existência dessa mártir romana. Evangelizadora atuante, Prisca é citada numa carta escrita por São Paulo: "Saúdem Prisca e Áquila, meus colaboradores em Jesus Cristo, os quais expuseram suas cabeças para me salvar a vida. A isso devo render graças, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios" (Rm 16,3).
Prisca foi considerada a mais antiga santa romana e se tornou uma das mulheres mais veneradas na Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário