Últimos Posts

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

24/01 - Mc 3,13-19

24 de Janeiro de 2014

evandia

pMarcos 3,13-19

pJesus subiu a montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova, com o poder de expulsar os demônios. Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”) ; e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

pEntendendo

JESUS SELECIONA AQUELES
QUE VIRIAM A FORMAR O SEU GRUPO INICIAL

pÉ bom esclarecer que todos que seguiam Jesus e levavam à frente os seus ensinamentos eram discípulos, mas nem todos os discípulos eram apóstolos. Chamamos de apóstolos apenas o pequeno grupo de doze que Ele chamou, para estar mais próximo. Quando falamos em seleção, vem à nossa mente os melhores. Mas, não foi o caso de Jesus. Ele convidou homens comuns do povo, meio rudes e pouco polidos na fé.

pNão foi por acaso que Ele chamou doze. O número doze lembrava as doze tribos do antigo Israel (povo de Deus), libertado da escravidão do Egito. Chamando doze, Jesus quis lembrar a todos que Ele veio dar continuidade ao chamado de Deus ao povo antigo, e cada apóstolo estaria representando uma Tribo do povo de Deus.

pA missão desse grupo foi a de continuar a missão de Jesus. Eles seriam enviados para transformar a vida das pessoas. Na pregação teria que ter um chamado insistente à conversão, à mudança de mentalidade e jeito de viver.

pAtualizando

PAPA FRANCISCO COMEÇA
A FORMAR O SEU NOVO GRUPO DE CARDEAIS

pDurante a cerimônia do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, Francisco anunciou que vai nomear 19 novos cardeais em 22 de fevereiro, no primeiro consistório (reunião de cardeais) de seu pontificado.

pOs novos cardeais são dos seguintes países, além do Brasil: Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia.

pÉ a primeira lista de nomeados ao Colégio Cardinalício feita por Francisco em quase um ano de pontificado.

pDos 19 anunciados, 16 têm menos de 80 anos e poderão votar no Conclave que elegerá o sucessor do atual Papa.

pApós anunciar o nome do brasileiro Dom Orani, diante da multidão reunida na Praça, Francisco parou a leitura e fez um comentário: "São tantos brasileiros, não?"

pA presença de nomes de países em desenvolvimento reforça a tendência, demonstrada por Francisco, de fazer um pontificado mais voltado aos pobres.

pEsta notícia poderia ser comum, já que se trata do chamado de cardeais que é uma prática na organização da Igreja. No entanto, ela ganha um sentido novo, diante da expectativa da humanidade, não somente católica, mas num todo, nas esperanças voltadas para a contribuição que a Igreja pode dar ao mundo, na nova visão trazida pelo Papa Francisco.

pNós, cristãos católicos, somos sabedores de que a nossa Igreja necessitava de uma renovação interna e testemunho maior para a sociedade pós-moderna. Sem dúvidas, acreditamos que a força do Espírito Santo está agindo neste homem, a dar, em nome de Cristo, a sua contribuição à humanidade. Estejamos empenhados pela força das nossas orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário