28 de Janeiro de 2014
São Tomás de Aquino
“É Doutor da Igreja e colaborou com a filosofia e a teologia, na busca incansável do conhecimento de Deus”
Tomás de Aquino nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, na Campânia, Itália. Era o filho caçula dos condes de Aquino, Landolfo e Teodora. Aos cinco anos foi enviado ao mosteiro beneditino para estudar, como era de costume.
Frequentou a Universidade de Nápoles e sua inteligência era tamanha que em pouco tempo ultrapassou os professores, repetindo as lições com maior lucidez e profundidade. Mas, sua vocação era a vida religiosa, e quando decidiu entrar para a Ordem de São Domingos encontrou forte resistência da família.
Seus irmãos e sua mãe chegaram a trancá-lo num castelo por quase dois anos para fazê-lo desistir de sua vocação. Nada disso adiantou, Tomás aproveitou esse tempo para viver uma vida de profunda oração. Sua família resolveu aceitar, pois não tinha mais argumento para fazê-lo desistir. Tomás, então, pôde entregar-se totalmente a Deus quando tinha dezoito anos.
Partiu para Colônia e Paris para estudar com o grande santo e Doutor da Igreja, Alberto Magno, de quem se tornou discípulo. Foi conselheiro dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X, além do rei São Luiz da França.
Embora fosse um grande intelectual e estudasse bastante, Frei Reginaldo, seu fiel secretário, disse tê-lo visto passar mais tempo aos pés do crucifixo do que em meio aos livros.
Escreveu e publicou várias obras importantíssimas, entre elas a “Summa Theologica”, uma das obras fundamentais do pensamento humano que marcou o rumo da orientação filosófico/teológica da Igreja.
No Concílio de Trento, as três obras de referência postas sobre a mesa da assembleia foram: a Bíblia, os Atos Pontificais e a Suma Teológica. É difícil expressar a gratidão da Igreja a São Tomás de Aquino.
Tomás de Aquino morreu muito jovem, sem completar os quarenta e nove anos de idade, no mosteiro de Fossa Nuova, a caminho do II Concílio de Lion, em 07 de março de 1274.
Foi canonizado santo em 1323, e considerado doutor da Igreja. A sua festa é celebrada no dia 28 de janeiro ou no dia 07 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário