Últimos Posts

sábado, 7 de junho de 2014

07/06 - Santo Antônio Maria Gianelli

07 de Junho de 2014

Santo Antônio Maria Gianelli

clip_image001

“Fundou duas congregações e revolucionou o clero de sua época”

p_thumb[6]Antônio Maria Gianelli nasceu no dia 12 de abril de 1789, em Cereta, na Itália. Pertencia a uma família de humildes camponeses, mas ricos de nobres exemplos, como: caridade, honestidade, fé, etc.

p_thumb[6]Com a idade de dezoito anos, entrou para o seminário de Genova e, aos vinte e três, foi ordenado sacerdote. Lecionou letras e retórica. Defendia uma nova postura na formação de futuros padres, chegou a escrever um recital com o titulo de “Reforma do Seminário”, que foi muito bem aceito pelo clero.

p_thumb[6]Trabalhou durante doze anos, como pároco da igreja de Chivari. Depois fundou, em 1827, uma pequena congregação missionária para sacerdotes, que colocou sob a proteção de Santo Afonso Maria de Ligório, destinada a aprimorar o apostolado da pregação ao povo e a organização do clero.

p_thumb[6]Mais tarde fundou outra congregação, desta vez, feminina, de caráter beneficente, cultural e assistencial, com o nome de “Sociedade Econômica”, que entregou às damas da caridade, para a educação gratuita das meninas carentes, que depois, em 1829, passou a ser a Congregação Filhas de Maria Santíssima do Horto, chamadas de “Irmãs Gianellinas”.

p_thumb[6]Em 1838, foi nomeado bispo de Bobbio. Com a ajuda dos "padres ligorianos", reorganizou sua própria diocese, punindo padres pouco zelosos e até mesmo expulsando os indignos.

p_thumb[6]Também reconstituiu a pequena congregação com o nome de "Oblatos de Santo Afonso Maria de Ligório".

p_thumb[6]Faleceu com cinquenta e sete anos, no dia 7 de junho de 1846. Na obra escrita que deixou, expõe seu pensamento "revolucionário": a moralidade do clero na vida simples e reta de trabalho no seguimento de Cristo.  Santo Antonio Maria foi canonizado por Pio XII, em 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário