14 de Junho de 2014
Dia Mundial do Doador de Sangue
No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas, diariamente. Na data, comemora-se, também, o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel da Paz, pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.
Conforme um documento da OMS, em todo o mundo, são obtidas mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano, mas apenas 27 milhões dessas unidades são coletadas em países de média e baixa renda, onde vive 82% da população mundial. Outro problema é que nos países de renda baixa e média, mais de 43% das doações efetuadas por novos doadores, provêm ainda de doadores pagos ou de familiares de pacientes que o fazem como reposição.
No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados – que doam pelo menos duas vezes ao ano – fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue.,89% desse total é obtido em países de rendas altas. Uma única doação pode salvar a vida de até 4 pessoas. Veja o que é necessário.
· O homem deve esperar um intervalo de 60 dias para doar novamente, e a mulher, 90 dias, e não estar grávida e nem amamentando;
· Levar um documento oficial de identidade, com foto;
· Ter dormido, pelo menos, 6 horas antes da doação.
O procedimento é simples, rápido e indolor!
O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar, mais uma vez, o porque é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro, para todos os pacientes que precisam de transfusões.
Que tal comemorar essa data salvando vidas? Doe sangue e ajude!
Fonte: www.acolhida.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário