17 de Junho de 2014
São Ranieri de Pisa
“Irmão leigo que realizou muitos prodígios, ainda durante a vida terrestre”
Ranieri nasceu no ano de 1118, em Pisa, Itália. Filho único do casal Gandulfo e Emengarda, fazia parte das famílias tradicionais e nobres daquela época. Mesmo recebendo educação religiosa do bispo de Kinzica, Raniere preferiu levar uma vida desregrada, entregue aos vícios e prazeres.
Sua conversão aconteceu quando ele tinha dezenove anos de idade. Após se encontrar com o eremita Alberto da Córsega decidiu mudar totalmente de vida e ingressou, como irmão leigo, no Mosteiro de São Vito, em Pisa.
Ficou recolhido no mosteiro até os vinte e três anos de idade, depois doou sua fortuna aos pobres e partiu em peregrinação a Terra Santa, onde permaneceu por quase quatorze anos.
Viajou como peregrino a todos os lugares santos de Jerusalém e Palestina, vivendo só de esmolas como um miserável, e operando vários milagres de curas e conversões.
Em 1154, retornou para o Mosteiro de São Vito como irmão leigo, e em pouco tempo tornou-se diretor espiritual dos monges e dos habitantes da cidade. Segundo os registros da Igreja os seus prodígios ocorriam por meio do pão e da água benzidos, os quais ele distribuía a todos os aflitos que o solicitavam, o que lhe valeu o apelido de "Ranieri d'água".
Faleceu no dia 17 de junho de 1161, aos quarenta e três anos. Desde então, os milagres continuaram a ocorrer por sua intercessão, por meio da água benzida com sua oração ou colocada sobre sua sepultura. Ranieri foi canonizado pelo papa Alexandre III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário