20 de Junho de 2014
“Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo é o olho: se teu olho for límpido, ficarás todo cheio de luz. Mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas. Se, pois, a luz em ti é trevas, quão grandes serão as trevas!”
“ONDE ESTIVER O TEU
TESOURO AÍ ESTARÁ O TEU CORAÇÃO!”
Jesus cita a parábola do tesouro, baseado na compreensão judaica da época de que existia um tesouro no céu que não estava sujeito à corrupção. As boas obras levavam a pessoa a acumular crédito, o que levaria a ser aceito por Deus no juízo final.
Tomando por base essa compreensão, o discípulo do Reino ajunta um tesouro no céu mediante suas boas obras. No contexto do Sermão da Montanha, elas correspondem ao conjunto de atitudes e comportamentos compatíveis com os ensinamentos das Bem-aventuranças: mansidão, prática da justiça, promoção da paz, atos de misericórdia, pureza de coração...
O discípulo encontra nas Bem-aventuranças, as ações correspondentes à vontade do Pai, para as quais está reservada a devida recompensa.
Deixar-se guiar por outros parâmetros é pura insensatez. Seria semelhante a ajuntar tesouros desnecessários, fáceis de serem destruídos e roubados.
A EDUCAÇÃO DADA PELOS
PAIS DEFINE O FUTURO DOS FILHOS!
A frase de efeito pronunciada por Jesus: “Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” leva-nos a profundas reflexões, principalmente na vida de família. Na Bíblia, o coração simboliza nosso sentimento sincero.
Muitas vezes ouvimos filhos exaltarem seus pais já falecidos, afirmando que a educação recebida, preparando-os para a vida, foi a melhor herança deixada. Isso mostra que os pais priorizaram, na educação, valores que não se reduzem a bens transitórios e materiais.
Em muitas famílias as prioridades são outras, e visam um padrão de vida elevado e a preocupação com o futuro dos filhos, mas, do lado materialista da vida. Preocupam-se com bom colégio, futuro profissional dos filhos, vida social, projetos financeiros, crescimento profissional, planejamentos de férias..., e esquecem-se do essencial: os ensinamentos cristãos que darão sentido a todo esse projeto de vida. Quando os valores de Deus não são familiarizados na pessoa nos primeiros anos de vida, os danos poderão ser sentidos por toda existência.
A educação materialista poderá levar os filhos a valorizarem os pais a partir do que eles têm, e não do que são. Quantas famílias estão divididas brigando por heranças deixadas pelos pais! Algumas chegam a consequências trágicas como, por exemplo, tramar a morte dos próprios pais. Entre tantos casos, cito o que aconteceu com uma família de Manaus.
“Filho é suspeito de mandar matar família após briga por herança em Manaus”. Três pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no triplo homicídio da família Belota, em Manaus. Eles teriam confessado a participação no crime e apontam ainda o envolvimento do filho da vítima, Jimmy Robert. O crime era planejado há três semanas. De acordo com a polícia, o crime foi motivado devido a uma briga por herança. A mãe era coordenadora-geral de Comércio Exterior da Superintendência da Zona Franca de Manaus.
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário