23 de Junho de 2014
São José Cafasso
“Orientador de padres e amigo dos encarcerados”
José Cafasso nasceu em Castelnuovo d'Asti, em 1811. Nasceu quatro anos antes, no mesmo lugar que o também santo, João Bosco. Desde criança José sentia-se chamado ao sacerdócio.
Estudou teologia em Turim, e foi ordenado sacerdote com vinte e dois anos. Depois ingressou no Internato Eclesiástico de São Francisco de Assis, para se perfeiçoar nos trabalhos pastorais. O internato era uma verdadeira escola de vida sacerdotal, onde os padres se formavam na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, e na teologia de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas.
José Cafasso se destacou tanto que em pouco tempo estava dando aulas aos padres, como professor ensinava-os a serem bons confessores e diretores espirituais, formou mais de cem padres, entre eles estava São João Bosco. Os dois tornaram-se amigos e companheiros na missão de educar jovens pobres que não tinham acesso aos estudos.
Mas, seu verdadeiro amor era pelo confessionário, este amor o levou para as prisões atendendo as confissões dos esquecidos e encarcerados, condenados à forca. Padre José evangelizava e consolava os presos, era o último companheiro de todos os que seriam executados no cadafalso, por isso, ficou conhecido como o "padre da forca".
José Cafasso faleceu com quarenta e nove anos, no dia 23 de junho de 1860. Pouco antes de morrer, doou tudo o que possuía a João Bosco, para que ele continuasse sua obra no ensino e orientação dos jovens. Foi canonizado pelo papa Pio XII, em 1947.
Nenhum comentário:
Postar um comentário