Últimos Posts

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

25/09 - Santo Alberto de Jerusalém

25 de Setembro de 2014

Santo Alberto de Jerusalém

clip_image002

“Homem justo e conciliador, conhecido como ‘Patriarca de Jerusalém’”

Alberto nasceu no ano 1150, em Parma, na Itália. Sua família era a rica e nobre “família Avogrado”, dos condes Sabbioneta. Era jovem, quando resolveu deixar a rica vida da Corte para ingressar no convento dos Cônegos de Santo Agostinho de Mortara, em Pavia. Em pouco tempo se destacou dentro do convento e em 1184, foi nomeado Bispo de Bobbio, mas recusou o cargo por não se achar preparado para assumir a função.

O papa Clemente III, também reconheceu sua capacidade de pastor e nomeou-o Bispo de Vercelli, naquele mesmo ano. Não tendo como recusar, assumiu a missão com tanta dedicação e amor que ficou na função de bispo por vinte anos, levando o povo local a uma vida de penitência, oração e caridade.

Por ser um homem conciliador e muito justo nas intermediações das causas, o imperador Frederico Barbaroxa, pediu sua ajuda para solucionar a disputa entre Parma e Paicenza, em 1194. Com sua intervenção junto a Santa Sé, em Roma, a desavença chegou ao fim rapidamente.

Em 1205, Aberto foi nomeado Patriarca de Jerusalém, cargo que só aceitou por insistência do papa Inocêncio III. Nessa função, Alberto ficou por oito anos e ganhou o respeito dos cristãos que estavam perto de deixar o Cristianismo, e também dos árabes muçulmanos que tentavam desviar os cristãos.

Alberto reuniu os eremitas de Monte Carmelo, e redigiu ele mesmo as regras da comunidade, que ficaram conhecidas como, “Regra Albertina”.

Em 1214, aos sessenta e quatro anos, foi assassinado durante uma procissão na frente de muitos fiéis por um professor maldoso que ele havia advertido, e depois afastado do cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário