14 de Outubro de 2014
São Calisto I
“Calisto construiu Catacumbas, até hoje visitadas por turistas que passam em Roma”
Calisto I de Constantinopla foi papa. Seu papado aconteceu durante o reinado dos imperadores romanos Heliogábalo e Alexandre Severo.
Filho de um escravo e por sua vez escravo de Carcóforo, trabalhava nas minas de sal da Sardenha quando foilibertado, com outros, no pontificado de Vítor I, como consequência dos esforços deste e de pessoas que nas altasesferas da sociedade se tinham convertido ao Cristianismo e diligenciavam pela libertação de cristãos.
Calisto foi o braço direito de São Zeferino. Após a sua morte, Calisto tornou-se papa. Contudo, Hipólito ambicionava ser papa e se opôs a Calisto, sobretudo pela linha rígida adotada por Calisto. Hipólito tornou-se o primeiro anti-papa e criando um cisma que duraria alguns anos.
O papa Calisto, cujo pontificado, datado de 217 a 222, se caracterizou pela tomada de posições menos teológicas emais humanitárias, contrariou a lei romana que proibia o casamento entre um cidadão e alguém de classe social inferior.
Calisto instituiu um jejum em cada sábado que precedesse as festas relacionadas com a agricultura, sendo estas a colheita dos cereais, a vindima e a colheita da azeitona. Este é um exemplo de como se cristianizavam inúmeros ritos e festas de raiz pagã, utilizando cerimônias já conhecidas, e dando-lhes um caráter cristão.
Calisto mandou construir as catacumbas da Via Ápia que, até hoje, leva o seu nome e é muito visitada por turistas que passam por Roma.
Calisto foi martirizado em Roma, a golpes de bastão, no ano 222, com 67 anos de idade. Depois foi lançado num poço, no local da atual igreja de Santa Maria in Trastever, em Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário