22 de Outubro de 2014
Dia do Paraquedista
Dia 22 de outubro é comemorado o dia do paraquedista. Em 1797, Andrews Jacques Garverin, inventor francês, construiu um paraquedas baseando-se no modelo de Da Vinci, e em seguida, provou sua tese saltando de um balão. A iniciativa deste atleta pioneiro é relembrada até hoje nesta data.
O paraquedismo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é um esporte criado há pouco tempo. Na verdade ele vem do eterno sonho do ser humano, destinado a viver no chão: o sonho de VOAR! Voar livremente utilizando somente seu próprio corpo, assim como fazem os pássaros!
O sonho tem início registrado ainda na mitologia, que mostra Dedalo e seu filho Ícaro na busca de alçar voo com asas de penas de pássaro ligadas por cera.
Em 1306, aparecem registros de acrobatas chineses que se atiravam de muralhas e torres empunhando um dispositivo semelhante a um grande guarda-chuva que amortecia a chegada ao solo.
Em 1495, Leonardo da Vinci escreveria em suas notas: "Se um homem dispuser de uma peça de pano impermeabilizada, tendo seus poros bem tapados com massa de amido e que tenha dez braças de lado, pode atirar-se de qualquer altura, sem danos para si". Da Vinci é considerado também precursor, como projetista de paraquedas.
Em 1617, o italiano Fausto Veranzio salta com um "paraquedas" da torre da catedral de Veneza, aterrando ileso diante dos espectadores.
Em 1797, Andre-Jacques Garnerin, em Paris, salta de um balão a uma altura aproximada de 2000 pés. Garnerin prossegue saltando regularmente e a ele, a história deu a honra, de considerar como o PRIMEIRO PARAQUEDISTA DO MUNDO.
Em 1941, o exército alemão emprega o paraquedas como equipamento de guerra, lançando paraquedistas militares para conquistar a Ilha de Creta. Daí em diante, o paraquedismo se desenvolve numa velocidade vertiginosa seja quanto aos equipamentos, técnicas de salto ou tipos de competição.
Fonte: www.cbpq.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário