27 de Outubro de 2014
Dia da Mobilização
Pró-Saúde da População Negra
O dia 27 de outubro foi escolhido pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que, apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais.
Neste dia acontece em todo o Brasil uma série de atividades para informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.
Para que a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra se torne uma realidade em todo o país depende de muito esforço e negociação política. É preciso que, em cada Estado e Município, o povo cobre a implementação dessa Política, pois agora é lei.
Como participar? É muito fácil: Realizando encontros, seminários, rodas de conversa; discutindo um filme ou vídeo sobre questões raciais; produzindo um programa sobre saúde da população negra na rádio comunitária do seu bairro; reunindo gestores e profissionais de saúde para discutir esse tema; solicitando espaço no Conselho de Saúde da sua cidade para abordar o tema: ‘Saúde da população negra’; provocando uma fala do Secretário de Saúde de sua cidade; convocando a Superintendência ou Coordenações de Promoção de Igualdade Racial de seu Município, etc.
Grupos envolvidos com esta causa: Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra; Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde; Rede Lai Lai Apejo: População Negra e Aids; Rede Sapatá: Rede Nacional de Promoção e Controle Social da Saúde das Lésbicas Negras.
SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA É DIREITO, É LEI!
RACISMO FAZ MAL À SAÚDE!
Fonte: www.mocambos.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário