15 de Dezembro de 2014
Santa Cristina
“A humilde Cristina tornou-se um instrumento de evangelização de um país”
Cristina era uma jovem escrava cristã chamada Nuné, que viveu no século IV, em terras pagãs, hoje território da Geórgia. Neste tempo reinava o imperador Constantino e ela havia nascido na Capadócia, atual Turquia, quando fora aprisionada pelos bárbaros. Nuné era uma escrava que demonstrava toda sua fé em Cristo, e manifestava essa fé na alegria com que enfrentava as dificuldades e os sofrimentos.
O seu exemplo chamou a atenção dos pagãos com quem convivia. Assim, teve a oportunidade de ensinar a Palavra de Cristo a todos os que a cercavam. Tornou-se tão conhecida que passaram a chamá-la de "Cristiana", a serva cristã.
Certa vez, uma senhora procurou-a, pedindo que solicitasse a intervenção de Deus para que seu filho, gravemente enfermo, não morresse. Nuné se ajoelhou aos pés da cama onde estava a criança e rezou com tanto fervor que o menino abriu os olhos, sorriu e levantou-se na frente de todos. Este prodígio foi tal que toda a região mostrou interesse pela religião da serva de Cristo. Quanto mais prodígios ela promovia, mais catequizava e convertia os pagãos.
A rainha chamada Nana adoeceu gravemente e nenhum remédio conseguia fazê-la melhorar. Tentaram de tudo, então resolveram chamar a serva cristã Cristiana. A humilde escrava foi ao palácio, levando consigo somente a certeza de sua fé e a confiança de suas orações. Assim conseguiu curar a soberana.
Logo após a recuperação da rainha o rei Mirian, saiu em comitiva para uma caçada. Mas o grupo acabou preso no bosque devido a uma violentíssima tempestade. A situação era grave, o pavor contaminou a todos, que clamaram por seus deuses, mas nada acontecia. Lembrando-se do que acontecera com a rainha, o rei decidiu rezar para o Deus de Cristiana e a tempestade cessou e todos puderam regressar sãos e salvos ao palácio. Nesse instante, o rei sentiu a fé queimar seu coração e quando chegou ao palácio procurou a escrava Cristiana, que o catequizou e, em seguida, o rei e a rainha se converteram.
O rei mandou construir a primeira igreja cristã. Quando chegou o primeiro bispo da Geórgia acompanhado de um grupo de sacerdotes missionários, encontraram o povo já abraçando a doutrina de santa Cristina, como os fiéis a chamavam por força de sua piedade e prodígios de fé. Com facilidade, converteram a nação inteira, a partir da grande solenidade do batismo do casal real.
Santa Cristiana morreu no ano 330. É venerada pelos fiéis como padroeira da Geórgia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário