20 de Dezembro de 2014
São Domingos de Silos
“O Monge que se destacou na restauração de Mosteiros”
Domingos nasceu em Cañas, vila da província de Navarra, na Espanha, no ano 1000, numa família humilde e cristã.
Quando era criança foi pastor de ovelhas, nessa época já era muito bondoso, oferecia leite de ovelha para alimentar os caminhantes pobres. Ao mesmo tempo, gostava muito dos estudos, e por isso seus pais o entregaram ao padre da paróquia onde pertenciam, para estudar na escola ao lado da igreja.
Saiu-se tão bem nos estudos que o padre queria ordená-lo sacerdote. Antes disso, Domingos experimentou a vida de eremita para depois, enfim, entrar no convento beneditino, onde descobriu a sua verdadeira vocação sacerdotal, logo se tornou exemplo para os demais monges.
Aos trinta anos de idade, foi encarregado de restaurar e reabrir o Mosteiro de Santa Maria, pois estava fechado há muito tempo. Para a restauração do Mosteiro Domingos pediu esmolas, trabalhou como operário, fez de tudo o possível para conseguir recursos e poder receber os candidatos à vida monástica. Seu próprio pai e muitos de seus parentes entraram para o mosteiro.
Depois foi chamado a ser superior do Mosteiro de São Millán de la Cogolla, onde teve que enfrentar o rei que queria se apoderar dos bens do convento. Fugiu para o reino de Castela e ali foi eleito também superior do mosteiro Sebastião de Silos, em Burgos, onde permaneceu por mais 30 anos realizando um excelente trabalho de evangelização. Também trabalhou para a libertação de católicos prisioneiros dos muçulmanos.
Por intuição, sabia o dia de sua própria morte, que ocorreu no dia 20 de dezembro de 1073, quando tinha setenta e três anos de idade. São Domingos de Silos morreu com fama de santidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário