24 de Dezembro de 2014
Lucas 1,67-79
Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.
Entendendo
ZACARIAS ROMPE O SILÊNCIO
E AGRADECE A DEUS POR TER VISITADO SEU POVO
O evangelho de hoje apresenta um homem de nome Zacarias, emocionado, alegre, agradecido a Deus por ter visitado seu povo após anos e anos de sofrimento.
Cheio do Espírito Santo, Zacarias solta a voz e agradece a Deus porque enviou Jesus para cumprir a promessa que fez pela boca de seus santos e profetas de trazer a salvação e livrar seu povo dos inimigos e da mão de todos os que o odiavam.
Zacarias anuncia Jesus como a força que liberta dos inimigos e do medo, formando um povo santo diante de Deus e justo diante dos homens. Desta maneira é manifestada a luz que ilumina o povo a fazer uma nova história, uma história de paz verdadeira.
O hino de Zacarias é resultado do silêncio que ele viveu. Sua língua se soltou para proclamar as maravilhas de Deus. Somos também convidados a silenciar e refletir sobre a libertação que Jesus veio trazer para o seu povo e como estamos sentindo essa libertação nos dias atuais.
Atualizando
O SILÊNCIO QUE FAZ BEM A ALMA!
O Silêncio EUCARÍSTICO é libertador. Descobrir a dimensão do silêncio, nos liberta do sofrimento que causamos a nós e aos outros.
O silêncio engrandece e enobrece o coração, porque é amor, alegria e verdadeira paz interior. Este tipo de silêncio só pode entrar em nossas vidas, quando atingirmos a consciência livre dos preconceitos e condicionamentos, sem nos preocupar com o que falaram e irão falar de nós. O Senhor nos conhece e isto basta!
Temos como força do coração e dos nossos sentimentos a EUCARISTIA.
É preciso reconhecer, que os nossos pensamentos são meros pensamentos que vão e voltam. Não dê tanta importância, pois fixar neles nos faz regredir. Este é um sinal da maturidade da fé, da esperança e da caridade.
São os pensamentos férteis e silenciosos que em um dado momento se transformam em palavras e ações. É o espaço interno que germina o conteúdo onde a nossa vida se desdobra, porque sua base e fundamento é a EUCARISTIA.
Irmã Ercília
Nenhum comentário:
Postar um comentário