Últimos Posts

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

02/01 - São Basílio Magno

2 de Janeiro de 2015

São Basílio Magno

clip_image002

“Um testemunho de caridade em favor dos pobres”

Basílio nasceu na Cesareia da Turquia, antiga Capadócia, no ano 329. Pertencia a uma família muito especial, pois seus avós, mãe e dois irmãos também se tornaram santos, e era o melhor amigo de São Gregório Nazianzeno.

Basílio recebeu excelente educação nas cidades de Cesareia, Constantinopla e Atenas. Era inteligente e tinha conhecimentos de retórica, filosofia, astronomia, geometria e medicina, inclusive foi professor. Mas foi sua irmã Macrina que o levou para a vida religiosa. Ela havia fundado um mosteiro onde as religiosas progrediam muito em santidade.

Basílio decidiu ir para o Egito aprender com os monges do deserto o modo de viver em solidão. Quando voltou, se consagrou monge e escreveu suas famosas "constituições", a primeira regra de vida espiritual destinada aos religiosos.

Basílio foi eleito bispo de Cesareia e foi chamado pelo povo de “Basílio Magno”, por causa de seus admiráveis escritos e suas inúmeras obras de assistência aos mais pobres. Doava tudo o que ganhava a eles. Era amado por cristãos, judeus e pagãos. Foi o primeiro bispo a fundar um hospital para atender os carentes e depois fundou também asilos e orfanatos.

Seu amigo de vida e de fé, São Gregório Nazianzeno, também comemorado nesta data, disse no dia do enterro: "Basílio santo, nasceu entre os santos. Basílio pobre viveu pobre entre os pobres. Basílio, filho de mártires, sofreu como um mártir. Basílio pregou sempre, com seus lábios e com seus exemplos, e seguirá pregando sempre com seus escritos admiráveis".

Basílio faleceu em 1º de janeiro de 379, com apenas quarenta e nove anos e foi sepultado no dia seguinte, seguido por uma multidão como nunca acontecera naquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário