Últimos Posts

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

05/01 - Dia da Criação da 1ª. Tipografia no Brasil

5 de Janeiro de 2015

Dia da Criação da 1ª. Tipografia no Brasil

Duas novidades de origem chinesa revolucionaram a história da impressão: o papel e a xilogravura (e também xilografia), fase de impressão anterior à tipografia que consiste em imprimir imagens e textos por meio de pranchas de madeira gravadas em relevo. Seu emprego na Europa começou no século XV, com a ilustração de cartas de trabalho e manuscritos de origem religiosa.

A tipografia veio logo a seguir, também usando o mesmo método de impressão em relevo. Enquanto na xilotipia, os caracteres ficam presos ao bloco de madeira (como num carimbo fixo), na tipolografia as letras são soltas, podem ser trocadas e reutilizadas à vontade.

O registro do aparecimento da tipolografia no Brasil é pouco preciso, talvez por causa da proibição que vigorava. O primeiro produto gráfico a circular no Brasil, o Correio Braziliense, era impresso em Londres e entrava clandestinamente no Brasil. Ele circularia até 1822, completando 175 edições.

Registros históricos falam de um folheto intitulado Brasilche Gelt-Sack, que teria sido impresso em Recife, em 1634. E também de alguém de nome Antonio Isidoro da Fonseca que, em 1746, teria inaugurado uma tipografia no Rio de Janeiro, depois fechada pela Carta Régia que proibiu a impressão de livros ou de papéis avulsos na colônia.

Somente bem mais tarde, particulares obtiveram licença para que suas oficinas gráficas começassem a funcionar, com a criação da Régia Oficina Tipográfica, em 1821.
A primeira publicação produzida pela iniciativa de circulação no país, de que se tem notícia foi A Idade d’Ouro do Brasil, publicada em 1821, pela tipografia de Miguel Antonio da Silva Serva, na Bahia.

Foi D. Pedro I quem introduziu no Brasil a liberdade de imprensa, a partir da primeira lei de imprensa portuguesa. Em 28 de agosto de 1821 expressou num aviso: “que não embarace por pretexto algum a impressão que se quiser fazer de qualquer texto escrito”.

Fonte: cdlsertania.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário