21 de Fevereiro de 2015
São Pedro Damião
“O Doutor que lutou pela Unidade da Igreja Católica”
Pedro nasceu em Ravena, na Itália, no ano de 1007. Ficou órfão quando era ainda criança e foi criado pelo irmão mais velho, Damião. Teve uma infância humilde e muito sofrida.
Estudou em Ravena, Faenza, Pádua e depois discerniu sua vocação à vida religiosa. Entrou para a Ordem dos Camaldulenses, no Mosteiro de Fonte Avellana, na Úmbria. Pedro assumiu o nome do irmão quando se tornou sacerdote, como forma de gratidão.
Pedro Damião era um sacerdote contemplativo, de muita oração. Aos vinte e um anos, por seus méritos se tornou o superior da Ordem. As regras da instituição eram duras, mas ele as tornou mais rígidas ainda. Sua influência se estendeu por Mosteiros da Itália e da França, que passaram a seguir seus conceitos.
Nessa época era muito comum os cargos da Igreja serem ocupados por troca de favores, como acontecia com os títulos feudais. Por isso, muitas pessoas despreparadas e indignas ocupavam cargos e não obedeciam à disciplina exigida pela Igreja. Essa troca de favores recebeu o nome de “simonia clerical”. Pedro foi chamado em Roma para auxiliar o papa na luta contra esses e outros fatos que traziam discórdias na Igreja.
Foi ordenado bispo da diocese de Óstia. Também escreveu vários livros teológicos, defendendo a unidade da Igreja Católica. Esses livros serviram para formar vários religiosos ao longo da história.
Morreu em 1072, com sessenta e cinco anos de idade, na cidade de Faenza, na Itália. Foi canonizado em 1828, pelo papa Leão XII e proclamado doutor da Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário